Descrição de chapéu Coronavírus

Gestão Doria reduz em 30% público no Paulista e pede que prefeituras limitem eventos

Diminuição é obrigatória para eventos esportivos e opcional para demais eventos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governo João Doria (PSDB) anunciou, nesta quarta-feira (12), que vai recomendar a municípios a redução de público em 30% em eventos com aglomeração.

No entanto, a decisão ficará a cargo das prefeituras —com exceção dos eventos esportivos, como o Campeonato Paulista de Futebol, nos quais a diminuição do público é uma determinação.

A gestão tucana citou como exemplos a serem decididos pelas cidades eventos musicais, festas e outras atividades que geram aglomeração.

A informação foi dada em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi, zona oeste da capital, para anunciar medidas de combate ao coronavírus.

Doria havia indicado no dia anterior que poderia haver restrições. O governador é pré-candidato a presidente da República pelo PSDB e costuma ser alvo de críticas dos bolsonaristas quando anuncia endurecimento de medidas de isolamento social.

Doria com braço esquerdo erguido
O governador João Doria entrevista durante coletiva em dezembro de 2021 - Pedro Ladeira/Folhapress

"[A] sugestão para os municípios é que faça redução de 30% na capacidade de público dos eventos, mas deixa em aberto que isso fica a critério do município. Dependendo da situação epidemiológica do município esse percentual pode ser aumentado", disse o médico João Gabbardo, do comitê científico da gestão estadual.

Além da redução do público, o governo citou a recomendação de se apresentar certificado vacinal para entrar nos eventos.

Respondendo sobre por que uma recomendação no caso da redução do público, Gabbardo afirmou: "Por que é uma recomendação? Nós entendemos que os municípios têm situações diferentes e enfrentam realidades diferentes. Então nós temos que deixar também para que o município possa legislar de acordo com a sua situação epidemiológica. Nós somos uma régua daquilo que é o mínimo que deve ser feito e as prefeituras podem ampliar essas restrições de acordo com a necessidade".

O médico afirmou que há crescimento nas internações, mas ainda saindo de patamar menor. "Esse número ainda é um número que sai de uma base muito baixa. Se nós compartamos as pessoas internadas em UTI hoje à nossa capacidade de leitos de UTI, significa 13%. Nós teríamos uma ocupação hoje de 13% de todos os leitos de UTI. Recomendações têm que ser proporcionais à situação que estamos vivenciando", disse.

O tom do governo mudou apenas em relação a eventos esportivos, após questionamento de jornalistas já no período final da entrevista coletiva. Nesse caso, diz Doria, não é recomendação, mas sim uma determinação.

Doria afirmou que ela valerá para o dia 23 de janeiro, com a volta do Campeonato Paulista de Futebol. "Já para o Campeonato Paulista, a Federação Paulista de Futebol foi orientada neste sentido", disse. "No caso de futebol, compete ao governo do estado. Aí não é uma decisão municipal. O Campeonato Paulista de Futebol ou outras práticas esportivas com público é uma orientação do governo de SP. Portanto, é uma determinação e deverá ser obedecida pelas federações desportivas", explicou.

Doria disse que as orientações acontecem com base na saúde e na ciência.

Na terça (11), o governador havia dito que haveria novas restrições, mas sem detalhar o assunto. "Vamos ter evidentemente restrições que já foram apresentadas para eventos de aglomerações", disse. "Grandes aglomerações não são recomendáveis, e o comitê científico do estado de São Paulo já expressou essa deliberação."

O governo apresentou dados mostrando a aceleração da doença no estado. A média móvel diária de novas internações por semana aumentou 30,1%.

Em um dia, os internados em UTI subiram de 1.727 para 1.824. Os internados em enfermaria subiram de 3.413 para 3.679.

A Prefeitura de São Paulo informou nesta terça que a variante ômicron já responde por 80% das amostras analisadas. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, das 105 amostras examinadas pelo Instituto Butantan, 20 (19,4%) foram positivas para variante delta e 85 (80,95%) para a nova cepa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.