Descrição de chapéu RFI Coronavírus

Vacinas de RNA mensageiro não trazem risco a grávidas e bebês, diz Agência Europeia de Medicamentos

Pesquisas com 65 mil mulheres indicam ainda proteção importante contra hospitalizações e mortes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

RFI

Estudos com mulheres grávidas revelaram que as vacinas contra Covid da Pfizer e da Moderna, que utilizam a tecnologia do RNA mensageiro, não representam nenhum risco para mães ou bebês. A informação foi divulgada na terça-feira (18) pela Agência Europeia de Medicamentos.

Segundo o comunicado emitido pelo regulador europeu, pesquisas realizadas com 65 mil mulheres mostraram "provas cada vez mais numerosas" de que as injeções das vacinas da Pfizer e da Moderna não causam complicações durante a gravidez.

A agência também indica que a imunização anti-Covid fornece uma proteção importante contra hospitalizações e mortes, particularmente no final das gestações.

Grávida recebe vacina contra Covid no braço, aplicada por uma enfermeira
Grávida recebe vacina contra Covid na Pensilvânia, nos EUA - Hannah Beier - 11.fev.2021/Reuters

"As análises não identificaram nenhum sinal de risco de complicações durante a gravidez, abortos naturais, nascimentos prematuros ou consequências para os bebês que nasceram depois que as gestantes foram vacinadas com os imunizantes de RNA mensageiro", reitera o documento.

A agência também lembra que "as pesquisas mostram que as vantagens dos imunizantes durante a gravidez são superiores a todos os riscos possíveis às grávidas e aos fetos".

O regulador europeu sublinha que a gestação por si só é associada a um risco mais elevado de uma forma severa da Covid-19 no segundo e terceiro trimestres da gravidez. Isso mostra "que as futuras mães deveriam se vacinar", completa o documento.

A Agência Europeia de Medicamentos também indicou que vai começar a examinar os efeitos em mães e bebês das outras vacinas utilizadas até o momento.

Riscos de problemas cardiovasculares

Um outro estudo, divulgado nesta terça-feira pela Agência de Medicamentos da França, apontou que as vacinas de RNA mensageiro também não aumentam o risco de problemas cardiovasculares graves em pessoas com menos de 75 anos.

A pesquisa foi feita com todas as pessoas de 18 a 74 anos, vacinadas ou não, que deram entrada em hospitais franceses, entre 27 de dezembro de 2020 e 20 de julho de 2021, por problemas como infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico e embolia pulmonar.

Os resultados confirmam "a segurança das vacinas de RNA mensageiro" nas três semanas após a primeira ou a segunda dose dos imunizantes da Pfizer e da Moderna.

No entanto, a Agência de Medicamentos da França indica que as vacinas da AstraZeneca e da Johnson & Johnson parecem estar "associadas a um leve aumento do risco de infarto do miocárdio e de embolia pulmonar nos adultos duas semanas seguinte à injeção".

Os estudos corroboram com outras pesquisas internacionais realizadas sobre os riscos de efeitos colaterais causados pelos imunizantes anti-Covid. A agência francesa também lembra que a própria Covid-19 é fortemente associada a um risco de complicações cardiovasculares.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.