Subvariante BA.2 da ômicron é responsável por 35% dos casos de Covid nos EUA

Apesar de queda recente, Anthony Fauci diz que deve haver um aumento nas novas infecções

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bhanvi Satija Ankur Banerjee Michael Erman
Bengaluru (Índia) e Nova Jersey (EUA) | Reuters

A subvariante BA.2 da variante ômicron do coronavírus foi responsável por mais de um terço dos casos de Covid-19 nos Estados Unidos na semana que acabou no dia 19 de março, de acordo com uma estimativa do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) divulgada nesta terça-feira (22).

Apesar do ressurgimento da Covid em partes da Ásia e da Europa por causa da subvariante BA.2, que aumentou as preocupações nesse momento, as infecções por Covid nos Estados Unidos caíram bruscamente desde que atingiram níveis recordes em janeiro.

Pessoas em frente a um centro de testagem de Covid
Centro de testagem de Covid, em Nova York - 19.jan.2022 - Wang Ying/Xinhua

Alguns especialistas alertaram que os níveis mais altos da subvariante da ômicron coincidiram com o fim da maioria das restrições pandêmicas nos Estados Unidos, o que pode ser um presságio de uma nova onda.

Considera-se que a maior parte do país tenha baixos níveis de transmissão de Covid, após novas orientações do CDC aplicadas no mês passado e que enfatizam a capacidade hospitalar e segundo as quais a maioria dos norte-americanos não precisa mais usar máscaras.

No dia 19 de março, a média móvel semanal de casos de Covid nos EUA foi de 27.747, uma queda de 18% em relação à semana anterior.

O principal especialista em doenças infecciosas dos EUA, Anthony Fauci, disse no domingo que o país provavelmente verá um aumento nos casos, como foi registrado na Europa, especialmente no Reino Unido.

"Eles têm a BA.2. Eles têm um afrouxamento de algumas das restrições, como o uso de máscaras em ambientes internos, e há uma queda da imunidade", explicou Fauci.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.