Empresa em Vinhedo (SP) compra vacina contra Covid para funcionários

Cerca de 120 pessoas receberam doses adquiridas pela rede privada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Funcionários de uma empresa do ramo automobilístico localizada em Vinhedo, no interior de São Paulo, foram vacinados contra a Covid-19 com doses adquiridas pela rede privada.

Cerca de 120 colaboradores da Neo Rodas, que atuam em São Paulo, foram imunizados com a vacina da AstraZeneca no início deste mês. A ação foi realizada em parceria entre o laboratório AstraZeneca e a Vittal Médica, empresa responsável pela aplicação das doses.

A Vittal Médica diz ser a primeira vacinação corporativa contra Covid no país.

A Neo Rodas, fábrica do Grupo ABG Brasil, conta com cerca de 1.500 funcionários espalhados pelo país. A intenção, de acordo com a empresa, é vacinar paulatinamente todos os colaboradores.

Funcionário aguarda para ser vacinado
Empresa no interior de São Paulo é a primeira a comprar e aplicar doses contra Covid-19 em funcionários - Divulgação

A imunização foi opcional e, segundo a empresa, a média de funcionários vacinados foi na faixa etária de 38 anos, seguindo a regra de vacinação imposta pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a Vittal Médica, o procedimento se respaldou na regulamentação do governo federal de maio deste ano que autorizou a comercialização da vacina contra o coronavírus para a rede privada.

No dia 22 de abril, o governo de Jair Bolsonaro (PL) anunciou o fim da emergência sanitária no país. Pela regra, 30 dias após a decisão, clínicas e empresas privadas passaram a poder adquirir vacinas contra a Covid-19 sem necessidade de doação ao SUS (Sistema Único de Saúde).

Até então, a rede particular já poderia adquirir os imunizantes contra a Covid, mas era a obrigada a doar tudo para o sistema público.

Na empresa, a equipe de saúde contou com o apoio de uma van equipada com acesso ao banco de dados do SUS (Sistema Único de Saúde).

"Como a Unidade Móvel de Saúde estava conectada ao site do Ministério da Saúde, era realizada uma verificação online sobre o status de vacinação de cada colaborador: número de doses recebidas até o momento e a data da última dose aplicada, por exemplo", disse o CEO da Vittal Diagnósticos e Vacinas, Renato Ávilla.

"A vacina foi oferecida gratuitamente, visando a saúde e bem-estar dos nossos colaboradores. Nós pensamos como uma forma de incentivo à imunização, facilitando o acesso de todos", relatou à reportagem o diretor financeiro da ABG Brasil, Ricardo Guerini.

O representante da empresa disse ainda que, além da vacina contra a Covid-19, foi ofertado o imunizante contra a gripe.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.