Descrição de chapéu câncer

Tabaco e álcool são principais causas de câncer no mundo, diz estudo

Projeto financiado pela Fundação Bill Gates reúne milhares de pesquisadores em todo o mundo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paris | AFP

Cerca de metade dos cânceres do mundo se devem a um fator de risco determinado, e o tabaco e o álcool estão no topo da lista, segundo um grande estudo divulgado nesta quinta-feira (18).

As medidas de prevenção são essenciais, mas não são a panaceia, advertem os autores. "Segundo nossa análise, 44,41% das mortes por câncer no mundo podem ser atribuídas a um fator de risco determinado", considera o estudo, publicado na revista Lancet como parte do projeto mundial Global Burden of Disease.

Primeiras conclusões do estudo apontam que o tabagismo é o fator que mais favorece o câncer (33,9%) - Zanone Fraissat - 9.jul.2020/Folhapress

Milhares de pesquisadores em todo o mundo estão envolvidos nesse amplo projeto, financiado pela Fundação Bill Gates e de dimensão sem precedentes. O objetivo é aprofundar o conhecimento sobre os fatores de risco de câncer por região.

As primeiras conclusões confirmam que o tabaco é o principal fator que favorece o câncer (33,9%), seguido do álcool (7,4%), em todo o planeta.

No entanto, aproximadamente metade dos cânceres não é atribuível a um determinado fator de risco, o que mostra que a prevenção não é suficiente.

O diagnóstico precoce e um tratamento eficaz devem ser os outros dois pilares de uma política de saúde inteligente.

Dois epidemiologistas que não têm relação com o estudo, Diana Sarfati e Jason Gurney, concordam, na mesma edição da revista, com as conclusões da análise, embora alertem que os dados colhidos apresentam deficiências em alguns países.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.