Descrição de chapéu Coronavírus

EUA anunciam nova fase de vacinação contra Covid com doses atualizadas e gratuitas

Coordenadores do combate à pandemia no país preveem rotina anual de imunização contra o vírus

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Coordenadores do combate à pandemia nos Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira (6) o plano de vacinação contra Covid-19 com doses atualizadas para a variante ômicron e garantiram que a vacinação permanecerá gratuita. O país registrou até o momento 94.782.843 casos da doença e 1.047.658 mortes, de acordo com o monitoramento da Universidade Johns Hopkins.

No último dia 31, a FDA (agência americana reguladora de medicamentos e alimentos) autorizou a aplicação do novo imunizante da Moderna em indivíduos acima de 18 anos e a nova vacina da Pfizer em pessoas acima de 12 anos.

As vacinas das duas companhias utilizam a tecnologia de RNA mensageiro (mRNA), que permite mimetizar a proteína spike, usada pelo vírus para se ligar às nossas células e invadi-las, ativando o sistema de defesa do organismo.

A diferença dos novos imunizantes é que eles contêm duas sequências de mRNA: uma com codificação para a proteína spike original e outra para a proteína spike das linhagens BA.4 e BA.5 da ômicron.

O anúncio do plano de vacinação ocorreu durante coletiva com Ashish Jha, coordenador da operação contra Covid da Casa Branca; Xavier Becerra, secretário de Saúde e Serviços Humanos; Rochelle Walensky, diretora do CDC (Centro de Controle de Doenças); e Anthony Fauci, epidemiologista-chefe da Casa Branca.

Homem de máscara e camiseta pretas, sentado em cadeira, recebe vacina de profissional de saúde nos Estados Unidos
Paciente recebe dose da vacina contra Covid em uma clínica parceira do governo americano em agosto de 2021; Casa Branca afirma que meta agora é garantir vacinas gratuitas, atualizadas e fáceis de encontrar - AFP

No evento, Jha destacou que a medida torna os EUA o primeiro país a oferecer vacinas atualizadas e disse que vislumbra um novo patamar, no qual a vacinação anual contra Covid passa a fazer parte da rotina.

"Na ausência de uma variante dramaticamente diferente, estamos caminhando para um padrão de vacinação similar à vacinação anual para gripe, com doses atualizadas para as versões circulantes no momento", complementou Fauci.

Eles estimam inclusive que muitos americanos receberão a nova dose juntamente com a vacina contra gripe, já que as campanhas coincidirão em algumas semanas. "Acredito que foi por isso que Deus nos deu dois braços: um para a vacina da gripe e outro para a da Covid", brincou Jha.

Como os Estados Unidos enfrentam maior resistência de parte da população à imunização —até o momento foram aplicadas 605.600.635 doses da vacina—, os coordenadores ressaltaram aspectos relacionados à segurança.

Fauci, por exemplo, lembrou que foram aplicadas mais de 600 milhões de vacinas monovalentes com tecnologia de RNA mensageiro (mRNA) no país e bilhões ao redor do mundo. Ele acrescentou que, antes da aprovação das vacinas bivalentes pela FDA e pelo CDC, foram realizados ensaios clínicos com mais de 1.700 pessoas e enfatizou a capacidade dos imunizantes de evitar hospitalizações e mortes.

O epidemiologista afirmou que as novas doses devem levar à maior produção de anticorpos contra a ômicron e contra as variantes anteriores, aumentando a proteção contra o vírus, embora seja difícil estimar neste momento quão melhor será esse efeito. "Minha mensagem é simples: tome a dose atualizada assim que você puder para se proteger, proteger sua família e sua comunidade", disse.

Os coordenadores mencionaram ainda ações com porta-vozes, líderes comunitários e clínicas móveis para aumentar a taxa de vacinação e ressaltaram os esforços para viabilizar as doses o quanto antes. Becerra disse que, até o fim da semana, a vacina estará disponível em um raio de 8 km ou menos para 90% dos americanos e que os cidadãos já podem consultar a página do governo para localizar as farmácias e estabelecimentos comerciais mais próximos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.