Anvisa proíbe venda e uso de todas as pomadas para modelar e trançar cabelos

Determinação foi tomada após casos de lesões oculares em pessoas que utilizaram os produtos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu, nesta sexta-feira (10), a comercialização de todas as pomadas utilizadas para modelar e trançar cabelos. Enquanto a medida estiver em vigor, nenhum lote de qualquer desses produtos pode ser comercializado e não deve ser utilizado por consumidores e profissionais de beleza

A decisão da agência foi tomada após os recentes casos de cegueira temporária, forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço nos olhos e dor de cabeça ligados ao uso das pomadas.

Jaqueline de Jesus
Jaqueline de Jesus teve cegueira temporária após utilizar pomada modeladora - Arquivo pessoal

Esses produtos são utilizados para realização de penteados, tranças e o chamado baby hair. São produtos muito usados em cabelos crespos e cacheados para trazer definição, mas podem ser aplicados em qualquer tipo de cabelo.

Segundo as informações disponíveis, os eventos ocorreram, principalmente, com pessoas que tomaram banhos de mar, piscina, ou mesmo de chuva após terem feito uso dos produtos.

"A decisão é resultado de uma avaliação de risco feita pela Anvisa e foi adotada tendo em vista o aumento do número de casos de efeitos indesejáveis graves associados ao uso desse tipo de produto", disse a agência reguladora, em nota.

A norma permanece vigente enquanto são realizados testes, provas, análises ou outras providências sobre esses produtos.

A Anvisa alerta que mesmo exemplares adquiridos anteriormente e existentes nas residências ou em salões de beleza não devem ser utilizados. No entanto, não há previsão de recolhimento.

A agência reguladora alertou ainda aos profissionais de saúde que, ao realizarem atendimento de pacientes com quaisquer efeitos indesejáveis que possivelmente estejam relacionados com o uso de produtos para trançar e modelar os cabelos ou de outros produtos cosméticos, notifiquem o caso à Anvisa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.