Entenda a esporotricose, micose que acomete gatos e pode afetar humanos

Doença causada por fungo provoca feridas em felinos e pode ser transmitida por contato com os animais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A cidade de São Paulo teve 2.270 casos de esporotricose, um tipo de micose, em gatos no ano passado. O número foi 44% maior do que o registrado em 2021, de 1.576 casos. Neste ano, foram registrados 867 casos até o momento.

A doença é causada pelo fungo saprófita, presente na vegetação e no solo, e o contágio acontece por contato da pele ou mucosas dos gatos —os agentes transmissores e alvos mais frequentes—com espinhos, palha ou lascas de madeira.

A doença causa feridas na pele, concentradas na cabeça e no nariz dos felinos. Em casos raros, pode se espalhar para outros órgãos e causar a morte do animal.

gato branco comendo petisco oferecido na mão de tutor
Gato comendo petisco com meia gota de CBD (canabidiol) para tratar hiperestesia felina - Bruno Santos - 12.dez.20/Folhapress

Pode ocorrer a transmissão para humanos por meio de arranhões ou de secreção nasal dos gatos. Quem tiver sintomas deve procurar atendimento médico.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde da capital, os animais com suspeita da doença não devem ser abandonados, inclusive no caso de morte, já que os corpos podem contaminar o solo.

A pasta afirma que a prefeitura oferece atendimento e tratamento gratuitos para a doença na Divisão de Vigilância de Zoonoses (rua Santa Eulália, 86, em Santana) ou em unidades de Vigilância Sanitária.

O tratamento mais comum é feito com antifúngicos de via oral, como o itraconazol, e deve ser acompanhado por um veterinário. A única forma eficaz de prevenir a doença é mantendo os bichos dentro de casa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.