Descrição de chapéu BBC News Brasil

Por que Brasil deixou de recomendar uso das vacinas AstraZeneca e Janssen contra Covid-19

A interrupção do uso e produção do imunizante foi feita por possível risco aumentado de trombose dias após a vacinação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Giulia Granchi
São Paulo | BBC News Brasil

O Ministério da Saúde não recomenda mais o uso de vacinas de vetor viral (AstraZeneca e Janssen) como reforço contra a Covid-19.

Imagem fechada de um enfermeiro tirando o líquido da vacina de dentro de um vidro com uma seringa
A vacina da AstraZeneca deixou de ser indicada no Brasil e em outros países - DeFodi Images/Getty Images

As vacinas de vetor viral são criadas a partir de um tipo de adenovírus que não prejudica a saúde humana.

No interior dele, os cientistas inserem alguns genes do Sars-CoV-2, fazendo com que a imunidade de quem recebeu a dose seja treinada contra o causador da Covid-19 sem receber os danos da infecção.

Quem tomou qualquer uma das vacinas, no entanto —seja como primeira dose ou reforço— não deve se preocupar.

A interrupção do uso e produção do imunizante pelo Ministério da Saúde nada tem a ver com a eficácia, mas sim com um possível risco aumentado de trombose dias após a vacinação, segundo documento publicado pelo Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde informa que, até o dia 17 de setembro de 2022, foram notificados no e-SUS — excluindo dados de São Paulo, que não foram divulgados no documento — 98 casos (0,02 casos por 100 mil doses aplicadas) com suspeita de Síndrome de Trombose com Trombocitopenia (queda de plaquetas) com relação temporal com as vacinas.

Destes casos, segundo o órgão, 34 foram atribuídos às vacinas de vetor viral, 17 casos foram registrados como com relação provável e 47 ocorrências foram consideradas casos possíveis.

Os quadros, que foram mais comuns em mulheres, aconteceram em um período máximo de 30 dias após a aplicação. Quem recebeu a dose há mais tempo e não desenvolveu trombose, não é considerado em estado de risco relacionado à vacina.

A BBC News Brasil pediu um posicionamento para as farmacêuticas AstraZeneca e Janssen, que sinalizaram receber o pedido, mas não enviaram resposta até o momento desta publicação.

Por que as vacinas de vetor viral poderiam causar trombose?

"Existe uma possibilidade de algumas pessoas —e não temos como identificar isso individualmente— possuírem uma característica genética, muito pessoal, que em contato com essas vacinas de vetor viral, favorecer à hipercoagulabilidade, favorecendo a criação de trombos", explica infectologista Evaldo Stanislau de Araújo, do Hospital das Clínicas de São Paulo.

De acordo com o documento do Ministério da Saúde, "devido à raridade das ocorrências, ainda não foi possível identificar fatores de risco associados à síndrome, a exceção de um aparente aumento do risco em indivíduos com idade abaixo de 40 anos de idade".

Na avaliação do imunologista Gustavo Cabral, não é possível afirmar com confiança, justamente pela falta de clareza na associação, de que as vacinas são responsáveis pelos casos de trombose.

"Os estudos científicos que tenho lido são muito bons, mas falta muita explicação para como a vacina vai ser o gatilho", aponta ele, que é pesquisador da Universidade de São Paulo e da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Apesar da falta de explicação detalhada, Cabral entende que a decisão do Ministério da Saúde é razoável no momento epidemiológico atual, no qual as vacinas de vetor viral não são indispensáveis como eram no ápice da pandemia.

Enfermeira mostra vacina contra a Covid para mulher que está dentro do carro
Chance de trombose ao contrair Covid é muito maior do que desenvolver após vacinação - Getty Images

Vacina de vetor viral cumpriu seu papel em momento crítico

Entre as possíveis consequências de uma infecção de Covid-19 está justamente a criação de trombos — com uma incidência, inclusive, muito maior, do que a correlação feita com as vacinas de vetores virais.

Um estudo publicado na revista científica Radiology mostra que, entre 3.342 infectados com Covid-19 que precisaram de hospitalização a taxa de trombose foi de 16,5%.

"Em 2021, quando a possibilidade dessas vacinas causarem quadros trombóticos surgiu, estávamos em um momento de pouca oferta de imunizantes e diante de uma doença que tem como característica causar trombose. Deixar de vacinar por uma vacina que hipoteticamente causaria o quadro não seria correto na época", avalia o infectologista.

"Esse raciocínio, em 2023, já não vale mais. O benefício da vacina hoje é inferior e é inaceitável oferecer risco trombótico. Grande parte da população está vacinada com múltiplas doses, ou seja, temos uma população protegida e uma oferta maior de vacinas. Não é razoável fazer a mesma análise."

As recomendações atuais

A produção do soro da vacina da AstraZeneca pela Fiocruz, que tinha um acordo para produzir uma versão nacionalizada do imunizante, foi interrompida.

A maioria dos pacientes tinha menos de 40 anos, e por isso, a recomendação oficial apresentada no documento para as vacinas de vetor viral.

Cabral também chama atenção para o fato de que, após uma dose inicial de vacina de vetor viral, o melhor é usar, para reforço, outro tipo de tecnologia.

"Essas vacinas de vetor viral carregam informações do vírus até as nossas células. Nas doses seguintes essa informação já chega de forma menos efetiva."

O que são os trombos e por que são perigosos

Os trombos são coágulos sanguíneos formados nas veias ou artérias que dificultam a circulação do sangue e podem aparecer em diferentes partes do corpo.

A depender do local e tamanho, os coágulos podem ser considerados mais perigosos. Nos pulmões ou no cérebro, por exemplo, podem bloquear o fluxo sanguíneo vital e levar a danos permanentes e até à morte.

O texto relatório aponta que a forma clínica mais frequentemente reportada foi trombose venosa cerebral. Há também relatos de trombose de veias intrabdominais, tromboembolismo pulmonar e tromboses arteriais.

Enfermeira aplica vacina no braço esquerdo de uma mulher não identificada
Diferentes países já adotaram restrições nas indicações de uso das vacinas de vetor viral - Getty Images

Orientação segue recomendação de outros países

Diferentes países já adotaram restrições nas indicações de uso das vacinas de vetor viral.

Atualmente o CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos recomenda que a vacina Janssen seja utilizada apenas em situações onde exista contraindicação para o uso das demais vacinas, em situações de limitação de acesso às demais vacinas ou para indivíduos que desejem se vacinar com a Janssen apesar das preocupações relacionadas à segurança.

O NHS (National Health Service), sistema público do Reino Unido, indica o uso preferencial das vacinas Pfizer ou Moderna para pessoas abaixo de 40 anos. Já no Canadá as vacinas de vetor viral são indicadas apenas quando existe contraindicação do uso das demais vacinas autorizadas no país.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.