Descrição de chapéu maternidade

CDC dos EUA endossa vacina da Pfizer contra doença respiratória para proteger bebês

VSR é um vírus respiratório comum que geralmente causa sintomas leves parecidos com a gripe

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sriparna Roy Michael Erman
Bangalore | Reuters

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês) endossou nesta sexta-feira (22) a vacina da Pfizer contra o vírus sincicial respiratório (VSR) para mulheres que estão no terceiro trimestre de gravidez para proteger seus bebês de doenças graves.

A recomendação do CDC foi feita após um painel de conselheiros votar por 11 a 1 pelo uso da vacina em mulheres entre 32 e 36 semanas de gravidez, de setembro a janeiro, pavimentando o caminho para que ela se torne a primeira vacina maternal para o vírus respiratório sazonal disponível no país.

Bebê é cuidado em uma incubadora de UTI neonatal
Receber a vacina no fim da gravidez deve reduzir um possível risco de partos prematuros - Fabio Rodrigues Pozzebom - 04.jan.2022/Agência Brasil

A vacina foi aprovada pela agência que regulamenta e fiscaliza alimentos e remédios nos EUA, no mês passado, para uso durante a mesma janela de 32 a 36 semanas de gravidez, para prevenir infecções do trato respiratório inferior e doenças graves em bebês até que eles completem seis meses.

Receber a vacina no fim da gravidez deve reduzir um possível risco de partos prematuros e complicações que possam surgir ao tomá-la mais cedo, disseram os médicos do painel.

O VSR é um vírus respiratório comum que geralmente causa sintomas leves parecidos com a gripe, mas que também pode levar a doenças sérias e hospitalizações. É tipicamente uma doença sazonal, que começa no outono e atinge o pico durante o inverno na maior parte dos EUA, segundo o CDC.

Estima-se que entre 58 mil e 80 mil crianças com menos de cinco anos são hospitalizadas todos os anos por infecção de VSR nos EUA, segundo dados do governo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.