Descrição de chapéu Doenças Crônicas

Folha estreia série especial sobre doenças crônicas

Projeto vai tratar de temas como diabetes, hipertensão e obesidade em série de reportagens em texto, vídeo e newsletter

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Folha estreia nesta quarta-feira (27) a série especial Doenças Crônicas. O projeto reunirá reportagens sobre enfermidades que atingem milhões de brasileiros, mostrando não só o avanço de algumas delas em determinadas parcelas da população mas também suas implicações a longo prazo.

Será publicada uma reportagem por semana acerca de temas como hipertensão, diabetes e obesidade, que integram o amplo grupo de doenças crônicas não transmissíveis, que resultam de uma combinação de fatores genéticos, fisiológicos, ambientais e comportamentais.

O principal objetivo do projeto é fornecer informações didáticas e esclarecedoras, incentivando a prevenção e o cuidado adequado e contínuo dessas doenças.

Profissional de saúde mede pressão de paciente em centro de saúde em Butantã, na zona oeste de São Paulo - Rubens Cavallari - 29.jun.23/Folhapress

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), as doenças crônicas provocam anualmente 41 milhões de mortes em todo o planeta. No Brasil, elas são responsáveis por cerca de 75% dos óbitos.

Somente a pressão alta afeta 1 em cada 4 brasileiros, conforme relatório divulgado durante a Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), e seria preciso que mais 8,4 milhões de pessoas recebessem um tratamento eficaz para o país chegar a 50% dos casos controlados.

"Ainda há um enorme desconhecimento a respeito das doenças crônicas. Muitas pessoas com hipertensão ou diabetes, por exemplo, não sabem o que têm", diz Simone Tcherniakovsky, diretora sênior de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Novo Nordisk, farmacêutica de origem dinamarquesa e que se torna centenária neste ano. A empresa apoia o projeto jornalístico desenvolvido pela Folha.

Ela afirma que a ideia de estabelecer o apoio surgiu da necessidade de abordar a temática de maneira responsável e abrangente. Oferecer às pessoas um conhecimento do qual possam se apropriar para melhorar sua saúde, sintetiza Tcherniakovsky.

"O espírito crítico, a pluralidade e o apartidarismo, pilares da Folha, seguem prioritários como em toda cobertura realizada pelo jornal", diz Roberto de Oliveira, editor de Projetos Especiais & Parcerias. Não se trata de "branded content", ou seja, conteúdo patrocinado, material esse que é produzido pelo Estúdio Folha, área ligada ao setor comercial.

Os jornalistas envolvidos no projeto Doenças Crônicas têm total autonomia para apurar, editar e publicar os seus conteúdos, segue Oliveira, assim como ocorre em outros projetos editoriais, frutos de apoio e parceria, em andamento no jornal. "Todos eles são sempre norteados pelo jornalismo independente."

Ao todo, a série contará com 12 reportagens, vídeos especiais produzidos pela TV Folha e uma newsletter exclusiva, que abordarão —além de hipertensão, diabetes e obesidade— condições metabólicas, esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado) e doenças cardiovasculares.

Enfermidades respiratórias como asma e DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), hemofilia, doença de Crohn (doença inflamatória do trato gastrointestinal) e doenças crônicas degenerativas também estão entre os temas a serem abordados.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.