Mães querem saber causa da morte de filhos em MG; suspeita é de infecção bacteriana

Familiares aguardam resultado de exames; primeiro laudo descartou contágio por Streptococcus em ao menos uma criança

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Belo Horizonte

Deise Melo pega o atestado de óbito da filha e lê a causa da morte: falência múltipla dos órgãos. "Mas a gente precisa saber o que levou a isto. Eu preciso desta resposta", diz.

A moradora do distrito de Morro Grande, em São João del-Rei (MG), é mãe de Kamila de Melo Silveira, 10, uma das três crianças da cidade que morreram com suspeita de infecção pela bactéria Streptococcus. A condição causa, por exemplo, febre, vômito e dor de garganta. Não há ainda, porém, confirmação oficial do que provocou os óbitos.

A foto mostra a menina Maria Luiza Moreira Cruz, de três anos, uma das três crianças mortas em São João del Rei.
Maria Luiza Moreira Cruz, 3, uma das crianças que morreram em São João del Rei (MG) - Arquivo pessoal

De acordo com a mãe, Kamila chegou a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) com febre e dor de garganta. Foram feitos exames e um dos resultados mostrou urina escura.

Já Maria Luiza Moreira Cruz, 3, morreu em 8 de outubro durante uma viagem para visitar os avós no Maranhão, embora seus sintomas tenham começado na cidade mineira.

A família voltou para Minas Gerais para enterrar a menina e está novamente no estado nordestino, ainda sem coragem de enfrentar a casa sem Maria Luiza. "Voltamos para [Maranhão para] ficar um tempo sem ser em casa", afirma Danyelly Oliveira.

As três crianças foram atendidas com os mesmos sintomas. A mãe de Maria Luiza diz que quando a família chegou ao Maranhão, a criança apresentava febre. "Levamos para o hospital. Tomou medicação e foi liberada. No dia seguinte, percebemos um roxo na virilha dela. Voltamos para o hospital. O médico olhou e logo depois ela morreu", conta Danyelly.

A foto mostra Kamila de Melo Silveira, de dez anos, moradora de São João del Rei, que morreu supostamente por causa da bactéria Streptococcus.
Kamilla de Melo Silveira, 10 - Arquivo pessoal

A mãe afirma que médicos fizeram coleta de sangue, mas o exame foi inconclusivo. Havia uma alteração, mas os profissionais de saúde não souberam apontar a causa. O exame de necropsia foi realizado, mas os resultados ainda não foram entregues à família.

A Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão afirmou que a morte da criança não foi relacionada à bactéria, e classificada como causa indefinida.

A suspeita inicial era que as mortes tivessem sido causadas pela bactéria Streptococcus, mas exames feitos pela Funed (Fundação Ezequiel Dias) a partir de amostras orgânicas de uma das crianças apresentou resultado negativo. O nome do paciente não foi informado.

Outros exames, segundo a Secretaria de Estado de Saúde de MG, seriam necessários para a identificação da causa da morte.

A reportagem também enviou perguntas à Polícia Civil de Minas Gerais, responsável pela administração do IML do estado; à secretaria do governo e à Prefeitura de São João del-Rei, mas não teve retorno dos órgãos até a publicação deste texto.

A morte das crianças fez com que escolas de municípios próximos em São João del-Rei suspendesses as aulas. As atividades voltaram somente após a desinfecção das instituições de ensino.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.