Número de fumantes cai em quase todo o mundo, diz relatório da OMS

Estudo aponta que 1,25 bilhão de adultos consome tabaco, e alerta para interferência da indústria

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O mais recente relatório sobre tabagismo da OMS (Organização Mundial da Saúde), divulgado nesta terça-feira (16), revela que o número de adultos fumantes vem diminuindo em todo o mundo nas últimas décadas. Em 2022, um em cada cinco adultos consumiam tabaco, em comparação com um em cada três na virada do milênio.

O documento destaca o Brasil entre os países com políticas bem-sucedidas de controle do tabaco, que resultou em queda relativa de 35% nos consumidores desde 2010. Na Holanda, a redução foi de quase 30%.

Ao todo, 150 países reduziram com sucesso o tabagismo no período analisado. Por outro lado, ainda há 1,25 bilhão de usuários adultos no mundo, de acordo com o relatório.

O Brasil está entre os países com políticas bem-sucedidas de controle do tabaco, que resultou em queda relativa de 35% nos consumidores desde 2010 - Wirestock/Freepik

A OMS reforça a importância de os países manterem políticas de restrição ao tabaco e combaterem interferências da indústria.

"Tivemos bons avanços nos últimos anos, mas não há tempo para complacência. Estou surpreso com o quão longe a indústria do tabaco irá para buscar lucro às custas de incontáveis vidas. Vemos que no momento em que um governante pensa ter vencido a luta contra o tabaco, a indústria aproveita a oportunidade para manipular políticas de saúde e vender seus produtos mortais", afirma o Ruediger Krech, diretor do Departamento de Promoção de Saúde da OMS.

Atualmente, segundo a OMS, o sudeste asiático é a região com maior proporção de fumantes entre a população (26,5%), seguido de perto pela Europa (25,3%).

Projeções indicam que até 2030, a Europa terá as maiores taxas de consumo de tabaco no mundo, superando 23%. O estudo mostra que o índice de tabagismo entre mulheres europeias é mais que o dobro da média mundial, com ritmo de redução abaixo da média global.

Embora haja uma tendência de queda global, o relatório destaca que o mundo não alcançará a meta de reduzir em 30% o consumo de tabaco entre 2010 e 2025. Apenas 56 países devem atingir esta meta, segundo a projeção –quatro a menos desde o último relatório da OMS, publicado em 2021.

Ainda segundo o relatório, a prevalência do uso de tabaco manteve-se estável desde em alguns países na comparação com 2010, enquanto outros registraram aumento: Congo, Egito, Indonésia, Jordânia, Omã e República da Moldávia.

A OMS adverte que, apesar dos progressos, políticas para controle do tabaco ainda devem ser ampliadas, e diz que a interferência da indústria em políticas de saúde aumentou.

O relatório também ressalta a preocupação com o uso de tabaco e produtos de nicotina por adolescentes de 13 a 15 anos na maioria dos países.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.