Descrição de chapéu Projeto Saúde Pública

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta sexta (22), em São Paulo

O Dia D ocorrerá no sábado (23), nas 471 UBS (Unidades Básicas de Saúde), que estarão abertas das 8h às 17h

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Começa nesta sexta-feira (22), na cidade de São Paulo, a campanha de vacinação contra a gripe. A doença é causada pelo vírus influenza. O Dia D ocorrerá no sábado (23), nas 471 UBS (Unidades Básicas de Saúde), que estarão abertas das 8h às 17h.

A ação começará com as pessoas do grupo de risco —crianças de 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias), pessoas com 60 anos ou mais, povos indígenas e comunidades tradicionais quilombolas, população em situação de rua, deficientes permanentes, doentes crônicos, e imunossuprimidos.

Pacientes são vacinados contra a Covid-19 e a gripe na UBS Jardim Edite, na zona sul da cidade de São Paulo
Pacientes são vacinados contra a Covid-19 e a gripe na UBS Jardim Edite, na zona sul da cidade de São Paulo - Bruno Santos - 06,jul.2022/Folhapress

A partir de 1º de abril, a campanha contemplará também quem tem maior exposição para a doença, conforme diretriz do PNI (Programa Nacional de Imunizações) —trabalhadores da saúde, professores do ensino básico a superior, funcionários das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso, portuários, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

A meta é vacinar 90% do público-alvo, estimado em 4,5 milhões de pessoas.

A vacina —de dose única para adultos— reduz o risco de complicações respiratórias e pneumonia. Ao receberem pela primeira vez, crianças de 6 a 23 meses devem tomar duas doses.

São necessárias duas semanas para que a vacina faça efeito. A campanha acontece no outono para que a população esteja protegida no inverno, quando ocorre maior circulação do vírus influenza. É importante ressaltar que o imunizante é seguro e não causa gripe.

O imunizante estará disponível nas UBSs e AMAs/UBSs Integradas de segunda a sexta, das 7h às 19h, e nas AMAs/UBSs Integradas aos sábados, no mesmo horário. A população pode encontrar a unidade mais próxima por meio da plataforma Busca Saúde.

O vírus influenza é transmitido através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar, e também por meio das mãos que podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz, após contato com superfícies contaminadas.

Medidas simples como lavagem frequente das mãos, uso de lenços descartáveis, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar e manter os ambientes arejados também ajudam na prevenção da gripe.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.