Rio de Janeiro anuncia fim de epidemia de dengue

Prefeitura aponta melhora dos indicadores epidemiológicos nas últimas semanas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Curitiba

A prefeitura do Rio de Janeiro anunciou na manhã desta sexta-feira (29) o fim da epidemia de dengue na cidade. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde disse que houve melhora dos indicadores epidemiológicos nas últimas semanas.

Segundo a pasta, a partir deste domingo (31), todos os 11 polos de atendimento de dengue serão convertidos em pontos de vacinação contra a influenza, doença que "tende a dominar o panorama epidemiológico nas próximas semanas".

Apesar disso, o estado do Rio de Janeiro mantém o seu decreto de epidemia.

Prefeitura do RJ reforça que, apesar do fim da epidemia, os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti devem ser mantidos - Getty Images

No início de fevereiro, o Rio de Janeiro havia decretado estado de emergência de saúde pública em decorrência do aumento dos casos de dengue.

Até a publicação do decreto, a cidade já tinha registrado mais de 10 mil casos da doença só em 2024. Nesta quinta-feira (28), boletim divulgado pela prefeitura revela 81.637 casos em 2024 e cinco mortes.

O mesmo boletim mostra que o pior cenário do ano foi registrado na semana epidemiológica de 8 a 24 de fevereiro, com 13.511 casos. Já na semana que começou em 17 de março e terminou em 23 de março, o número de casos caiu para 5.395.

O número deve ser ainda menor na semana epidemiológica que se encerra neste sábado (30).

A secretaria reforça, contudo, que, apesar do fim da epidemia, os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti devem ser mantidos, "principalmente em casa, onde se encontra a maioria dos focos do vetor da doença".

"Em apenas dez minutos por semana, é possível realizar todas as ações recomendadas contra o surgimento de criadouros do mosquito no ambiente domiciliar, como esvaziar recipientes com acúmulo de água parada, preencher os vasos de planta com areia e limpar ralos e calhas", orienta a pasta.

Mas a cobertura vacinal contra a dengue, destinada ao público entre 10 a 14 anos de idade, segue baixa na cidade –apenas 103.893 doses foram aplicadas até quinta, o que representa 29,3% do total do público alvo.

O estado do Rio de Janeiro, por sua vez, em nota disse que, apesar de alguns regiões observarem uma desaceleração no número de casos prováveis, a unidade federativa se mantém em nível 3, "o mais alto na escala que configura Emergência em Saúde Pública, apresentando ainda um excesso de casos dez vezes acima do limite máximo esperado para esta época do ano".

"Embora municípios tenham autonomia para declarar e revogar os próprios decretos sobre epidemias em seus territórios, os parâmetros epidemiológicos avaliados diariamente pelos técnicos do Centro de Inteligência em Saúde da SES-RJ ainda indicam alto número de casos e taxa de incidência da doença, que segue acima de 1000 casos por 100 mil habitantes na maioria das cidades fluminenses", diz a Secretaria de Estado da Saúde.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.