Descrição de chapéu câncer medicina

Cientista franco-canadense vence prêmio 'Oscar' da ciência por terapia CAR-T contra câncer

Técnica modifica geneticamente células de defesa do paciente para atacar o tumor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Romain Fonsegrives
Los Angeles | AFP

O cientista franco-canadense Michel Sadelain recebeu no sábado (13) o "Oscar da Ciência" em Los Angeles (Estados Unidos) por sua pesquisa sobre a modificação genética de células do sistema imunológico para combater o câncer, conhecida como CAR-T.

Terapia CAR-T, utilizada no combate contra câncer - Joel Silva - 02.jun.23/Folhapress

O engenheiro genético ganhou o prêmio Breakthrough de ciência em uma cerimônia que contou com a presença de gigantes da tecnologia como Elon Musk e Bill Gates, e celebridades como Jessica Chastain, Robert Downey Jr. e Bradley Cooper.

O seu trabalho levou ao desenvolvimento de uma nova forma de terapia chamada CAR-T, que demonstrou eficácia excepcional contra certos tipos de câncer de sangue.

"É um reconhecimento extraordinário", disse Sadelain à AFP no tapete vermelho do Museu do Oscar. "É uma honra ainda maior porque [...] meus colegas cientistas me disseram durante muito tempo que isso nunca funcionaria."

Lançado em 2010, o Prêmio Breakthrough recompensa "as mentes mais brilhantes do mundo" em áreas como as ciências da vida, a física fundamental e a matemática, e é anunciado como a resposta ao Prêmio Nobel apoiada pelo Vale do Silício. Seus patrocinadores fundadores incluem Sergey Brin, Priscilla Chan e Mark Zuckerberg.

Sadelain dividirá o prêmio de 3 milhões de dólares (cerca de 15,4 milhões de reais) com o imunologista americano Carl June, que também liderou uma pesquisa inovadora neste campo, independente de seu co-vencedor.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.