Descrição de chapéu Mente Corpo

Doadores de órgãos podem emitir autorização digital gratuita em cartórios

Documento permite que pessoas atestem quais órgãos desejam doar em plataforma que pode ser acessada por médicos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um documento eletrônico permite, a partir de agora, a oficialização da doação de órgãos de pessoas que querem ser doadoras. Anunciada na terça-feira (2), a AEDO (Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos) terá emissão gratuita e estará disponível nos 8,3 mil cartórios de notas de todo o Brasil.

Iniciativa de campanha do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e do Colégio Notarial do Brasil, que reúne todos os cartórios de notas do país, a autorização ficará disponível no site da AEDO e poderá ser acessada por profissionais de saúde após a morte do paciente doador.

Médicas carregam malas com órgãos captados para transplante.
Equipe médica após cirurgia de captação de órgãos em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense - Eduardo Anizelli/Folhapress

Coração, fígado, intestino, medula, músculo esquelético, pâncreas, pele, pulmão e rins são os órgãos que podem ser autorizados para doação pela plataforma digital. A regulamentação do sistema da AEDO faz parte da campanha "Um Só Coração: Seja Vida na Vida de Alguém".

O formulário eletrônico poderá ser preenchido pelo site da AEDO por todos aqueles que pretendem ser doadores de órgãos e enviado a qualquer cartório de notas do Brasil. Após o processo, é realizado uma videochamada com o requerente para atestar sua vontade. Ao final, a autorização é assinada digitalmente pelo doador e notário, sendo disponibilizada para consulta por responsáveis do Sistema Nacional de Transplantes.

Na legislação atual, em casos de morte encefálica, somente a família do paciente pode atestar a vontade da pessoa em doar os órgãos. Agora, com a autorização eletrônica, essa informação pode ser pedida pela pessoa ainda em vida e fica registrada numa base de dados que pode ser acessada por profissionais da saúde.

Coordenadora do Programa de Transplante Cardíaco do Hospital Sírio-Libanês, Silvia Ayub Ferreira diz que a medida é importante, principalmente, para familiares de pessoas que têm o desejo de serem doadoras, mas nunca comunicaram essa informação. "Eu acho que isso vai aumentar realmente a intenção de doação, porque a sua família na hora de decidir vai ter o reforço da sua manifestação de que você é doadora de órgão", afirmou.

Presente no evento de lançamento da plataforma, o ministro Luís Roberto Barroso disse que a campanha pretende estimular e contribuir com mais doações de órgãos, além de ser um instrumento validado juridicamente que agiliza o processo de doação, facilitando a consulta de médicos e familiares sobre o desejo do paciente.

Também no lançamento, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse que a ação contribui para o aumento de doação de órgãos. "Tenho certeza de que nós vamos contribuir muito para que o número de doadores aumente. Muitas vidas são salvas com a nossa doação individual. Sou uma entusiasta da doação de órgãos, da doação de sangue. O Brasil é uma referência nesse sentido", concluiu.

Em 2023, o Brasil registrou 29.261 transplantes segundo o RBT (Relatório Brasileiro de Transplantes). Fígado e rim foram os dois órgãos que registraram números recordes de transplantados. A lista de espera brasileira compreende 59.958 adultos e 1.381 crianças. O órgão com maior procura, em todas as faixas etárias, é a córnea.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.