Descrição de chapéu Dengue Projeto Saúde Pública

Estado de São Paulo chega a 284 mortes por dengue

Já há mais de meio milhão de casos confirmados entre moradores do estado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O estado de São Paulo atingiu 284 mortes por dengue, segundo dados do painel de monitoramento da Secretaria Estadual da Saúde neste sábado (13). Outras 605 mortes estão em investigação.

Ao todo, o estado contabiliza 555.087 casos confirmados da doença e 1.193.567 notificados.

UPA Tito Lopes, na zona leste de São Paulo, lotada de pacientes à espera de atendimento; rede está sobrecarregada por casos de dengue - Ronny Santos - 10.abr.2024/Folhapress

Dos casos totais, 6.593 representam sinal de alarme e 701 evoluíram para o estágio grave da doença.

Alguns dos sinais de alarme são: dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramento de mucosas, queda de pressão arterial, aumento do tamanho do fígado, letargia ou irritabilidade, acúmulo de líquidos em cavidades corporais (ascite, derrame pleural, derrame pericárdico), aumento progressivo do hematócrito e hipotensão postural (tontura ao levantar).

Até o momento, a cidade de São Paulo registra a maior quantidade de mortes pela doença (39), seguida por Guarulhos (26), na região metropolitana, Jacareí (20) e Taubaté (15).

Somente 10 dos 96 distritos administrativos da cidade de São Paulo não possuem uma incidência elevada de dengue. A incidência considerada para ser declarada epidemia, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), é a superior a 300 casos por 100 mil habitantes.

Em todo o país foram registrados, até este sábado (13), 1.344 mortes e 3.140.176 casos prováveis de dengue em 2024.

Apesar da situação de emergência, o país tem uma baixa procura pela vacinação. Por causa disso, o Ministério da Saúde ampliou a quantidade de municípios que deveriam receber vacinas.

De acordo com a pasta, 13 estados brasileiros vivem um cenário de estabilidade na incidência de dengue, e o Distrito Federal e oito outras unidades da federação têm tendência de queda. Os dados foram divulgados na última terça (9). São Paulo é um dos locais que têm incidência estável.

Hoje é recomendada a imunização de crianças de 10 a 14 anos contra a dengue no Brasil, de acordo com critérios de recomendação também da OMS.

A dengue é uma das doenças que tem causado a lotação de UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) na capital paulista. Pacientes aguardam horas para conseguirem atendimento.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.