Descrição de chapéu medicina África

Fabricante de medicamentos africano Aspen negocia fabricação de vacinas contra a Mpox

Continente está sob pressão para conter um surto da infecção que a OMS declarou ser uma emergência de saúde global

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nqobile Dludla
Johannesburgo (África do Sul) | Reuters

O fabricante de medicamentos africano Aspen Pharmacare está em negociações com parceiros para fabricar vacinas contra a Mpox em suas instalações, disse o CEO Stephen Saad à Reuters na terça-feira.

O continente está sob pressão para conter um surto da infecção potencialmente mortal que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou ser uma emergência de saúde global em meados de agosto, depois que uma nova cepa começou a se espalhar da República Democrática do Congo para países vizinhos.

Um profissional de saúde coleta uma amostra no centro de tratamento de mpox do hospital geral de referência de Nyiragongo, ao norte da cidade de Goma, na República Democrática do Congo, em 16 de agosto de 2024
Mpox não é 'nova covid' e pode ser contida, diz especialista da OMS - Getty Images

Treze países africanos relataram mais de 22.800 casos de Mpox e 622 mortes este ano, disse o Centro Africano de Controle e Prevenção de Doenças no mês passado.

"Estamos conversando com pessoas", disse Saad em uma entrevista sem mencionar as empresas.

"Temos capacidade e temos capacidade para fabricar a vacina contra a Mpox... e estamos confortáveis de que podemos fabricar o produto."

Para evitar ficar com capacidade ociosa como aconteceu quando a Aspen fabricou vacinas Covid-19 para as quais a demanda nunca se materializou, a Aspen estabeleceu duas condições prévias, disse Saad.

"A primeira é que precisamos saber que temos um compromisso com os volumes, independentemente. Não podemos ser informados de que vamos receber um bilhão de pedidos e depois não receber nada", disse ele.

"A segunda área é que custa dinheiro transferir esses produtos para uma instalação, então faremos isso se alguém pagar pela transferência de tecnologia para nossa instalação", acrescentou.

A Mpox pode se espalhar por contato próximo. Geralmente leve, é fatal em casos raros. Causa sintomas semelhantes aos da gripe e lesões cheias de pus no corpo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.