Descubra o Mercadão de São Paulo além do sanduíche de mortadela

Quem inventou a expressão "não existe almoço grátis" deveria conhecer o Mercado Municipal Paulistano, o Mercadão.

Ao percorrer seus corredores, você é abordado por dezenas de vendedores que oferecem provas de tudo quanto é comida. Queijo, azeitona, tremoço, picles, salame, tâmara, frutas, castanhas, patês, cachaça, goiabada, mais queijo. Em meia hora de passeio, o visitante está almoçado. De graça.

Com exceção dos boxes de frutas, onde o assédio incomoda, a regra é: coma, agradeça e siga. Os comerciantes sabem que você vai acabar comprando algo.

O Mercadão reúne alguns dos melhores fornecedores de alimentos do Brasil. Tudo isso num edifício bonitão de 1933, desenhado por Ramos de Azevedo.

É um bom programa na cidade de São Paulo, mas tem um probleminha: é um dos piores programas também.

A fama do Mercadão o transformou numa arapuca para turistas. Trânsito fantesco, entorno tremebundo, multidões, comida superfaturada. Pode ser uma barca furadíssima. A boa notícia é que dá para visitar, comer e fazer ótimas compras, sem ser tragado pelas roubadas. Este pequeno guia ao lado tem a humilde pretensão de ajudar na empreitada.

ROTA OBRIGATÓRIA

Prove ostras. Fuja do sanduíche de mortadela e passe na Casa das Ostras, boteco de beliscos marítimos, que serve, além do molusco, um extenso menu. Pode, inclusive, preparar produtos à venda na Ki-Peixe, em frente.

Favorito de pizzarias. A mozarela à venda no Roni é a predileta de ótimas pizzarias, como a Bráz e a Veridiana. Ali, os queijos chegam fresquíssimos às segundas e quintas.

Fuja dos fruteiros. Da rua H em diante, o comércio de frutas domina o Mercadão. A mercadoria é boa, mas o preço é exorbitante e os vendedores, vorazes.

Dá-lhe porco. O açougue Porco Feliz vende carne fresquíssima. Pernil, lombo, costelinha? Tem. Mas tem também prime rib, suã, stinco, boston butt, assado de tira, ossobuco... Sem falar nas carnes de caça, como queixada.

Invista nos peixes. A peixaria Ki-Peixe tem cerca de 300 itens. Já a Morota fornece para restaurantes como Kinoshita e Tessen.

R. da Cantareira, 306, centro. Seg. a sáb.: 6h às 18h. Dom. e feriados: 6h às 16h.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Últimas

  1. 19/01/2019
    1. Parque da Juventude e CTN são opções de passeios na zona norte de São Paulo

      CTN Dá para provar autênticas receitas no Centro de Tradições Nordestinas, que tem até festival gastronômico. Também sedia shows de pagode e sertanejo.

    2. Veja bares e restaurantes imperdíveis para conhecer na zona norte de São Paulo

      FRANGÓ Difícil saber quem atrai mais clientes para o tradicional boteco: a vasta carta de cervejas artesanais, com 500 rótulos de 18 países, ou as famosas coxinhas de frango com Catupiry. EXPERIMENTE Nascido rotisseria, o bar ainda serve o frango na brasa original, com tempero da família do fundador.

    3. Fervilhante, quadrilátero da República concentra novos restaurantes e bares

      Renovada, a agora fervilhante região da República vem recebendo novos bares, restaurantes e cafés. Confira alguns deles.

    4. De aquário à antiga casa de Lina Bo Bardi, confira passeios na zona sul

      AQUÁRIO DE SÃO PAULO Tem 15 mil m² e cerca de 60 aquários com 4 milhões de litros d'água. Além de peixes e tubarões, o local abriga cobras, coalas e até ursos polares. tchibum Até 31/1, sereias mergulham nos tanques.

    5. Cinema de luxo e teatros grandiosos agitam a zona sul de São Paulo

      CINEMATECA BRASILEIRA Nasceu em 1940 como um clube de cinema e ocupa um edifício histórico, tombado em 1988. FEBRE DE CINEMA Sedia mostras e sessões especiais.

    6. Croissant, café e torta estão na seleção de quitutes da zona oeste de São Paulo

      guloseimas

    7. De japonês a italiano, veja novos restaurantes na zona oeste de São Paulo

      ÂNIMA MEA Jeovane Godoy saiu do Cór para comandar a casa, centrada em carnes dry aged. Ali, os cortes são pedidos por peso -com guarnições como arroz de chorizo.

    8. Galerias, teatros, cinemas de arte, casas de show: o que fazer na zona oeste de SP

      MUSEUS E GALERIAS

    9. Bares e restaurantes premiados estão entre as opções para comer e beber na zona oeste paulistana

      gastronomia

    10. Conheça o maître do Terraço Itália, restaurante dono da vista mais arrebatadora do centro de São Paulo

      Mezzo perplexidade, mezzo curiosidade. Foi mais ou menos assim o sentimento que tomou conta de Osmar Jesus da Silva quando, ainda rapaz, viu uma lagosta pela primeira vez.

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
Publicidade