Pequenas livrarias de São Paulo oferecem programação cultural e fazem cliente se sentir em casa

Não é querer dourar a pílula, mas quase toda crise traz algo de positivo —e a que atingiu as livrarias Saraiva e Cultura, fazendo com que as duas maiores redes do país entrassem em recuperação judicial, fez com que moradores e turistas da cidade pensassem: onde vou comprar livros? É claro que a internet surge como resposta cômoda, mas há outra opção. Bem na rua.

As calçadas de São Paulo escondem portinhas, mezaninos, bancas e uma legião de livrarias que se preocupam em fazer leitores se sentirem em casa. É o caso da Zaccara, aberta em 1982. Ao chegar lá, você será atendido pelos donos, sempre dispostos a dois dedos de prosa (ou de poesia).

Para crianças, a Novesete conta com cerca de 8.000 títulos. Além da literatura, o espaço tem peças infantis e outros eventos. Assim como a Loplop, especializada em livros de arte. Não se assuste se, ao entrar, der de cara com uma discotecagem.

Se a procura for por livros independentes, a Patuscada é uma mistura de bar e livraria com obras de pequenas editoras. O local é também sede da editora Patuá.

Já a Banca Tatuí, inaugurada em uma banca de jornal reformada, consolidou-se com a explosão das artes gráficas e tem um acervo de livros, zines e publicações em diferentes formatos. Criada pela editora Lote 42, a banca ganhou uma irmã no ano passado -a Sala Tatuí, na mesma rua, com originais e obras mais raras.

*

Zaccara. R. Cardoso de Almeida, 1.356, Perdizes, região oeste, tel. 3384-0908. Seg. a sex.: 10 às 20h. Sáb.: 10h às 18h.

Novesete. R. França Pinto, 97, Vila Mariana, zona sul, tel. 5573-7889. Seg. a Sex.: 10h às 18h30. Sáb.: 10h às 18h.

Loplop. Av. Professor Alfonso Bovero, 1.119, Perdizes, zona oeste, tel. 3862-7268. Seg. a Sex.: 10h às 19h. Sáb.: 10h às 14h.

Patuscada. R. Luís Murat, 40, Vila Madalena, região oeste, tel. 96548-0190. Não tem horário específico (procurar os eventos da semana em facebook.com/livrariapatuscada).

Banca Tatuí. R. Barão de Tatuí, 275, Vila Buarque, região central, tel. 97617-1538. Seg. a sáb.: 10h às 18h30.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Últimas

  1. 19/01/2019
    1. Parque da Juventude e CTN são opções de passeios na zona norte de São Paulo

      CTN Dá para provar autênticas receitas no Centro de Tradições Nordestinas, que tem até festival gastronômico. Também sedia shows de pagode e sertanejo.

    2. Veja bares e restaurantes imperdíveis para conhecer na zona norte de São Paulo

      FRANGÓ Difícil saber quem atrai mais clientes para o tradicional boteco: a vasta carta de cervejas artesanais, com 500 rótulos de 18 países, ou as famosas coxinhas de frango com Catupiry. EXPERIMENTE Nascido rotisseria, o bar ainda serve o frango na brasa original, com tempero da família do fundador.

    3. Fervilhante, quadrilátero da República concentra novos restaurantes e bares

      Renovada, a agora fervilhante região da República vem recebendo novos bares, restaurantes e cafés. Confira alguns deles.

    4. De aquário à antiga casa de Lina Bo Bardi, confira passeios na zona sul

      AQUÁRIO DE SÃO PAULO Tem 15 mil m² e cerca de 60 aquários com 4 milhões de litros d'água. Além de peixes e tubarões, o local abriga cobras, coalas e até ursos polares. tchibum Até 31/1, sereias mergulham nos tanques.

    5. Cinema de luxo e teatros grandiosos agitam a zona sul de São Paulo

      CINEMATECA BRASILEIRA Nasceu em 1940 como um clube de cinema e ocupa um edifício histórico, tombado em 1988. FEBRE DE CINEMA Sedia mostras e sessões especiais.

    6. Croissant, café e torta estão na seleção de quitutes da zona oeste de São Paulo

      guloseimas

    7. De japonês a italiano, veja novos restaurantes na zona oeste de São Paulo

      ÂNIMA MEA Jeovane Godoy saiu do Cór para comandar a casa, centrada em carnes dry aged. Ali, os cortes são pedidos por peso -com guarnições como arroz de chorizo.

    8. Galerias, teatros, cinemas de arte, casas de show: o que fazer na zona oeste de SP

      MUSEUS E GALERIAS

    9. Bares e restaurantes premiados estão entre as opções para comer e beber na zona oeste paulistana

      gastronomia

    10. Conheça o maître do Terraço Itália, restaurante dono da vista mais arrebatadora do centro de São Paulo

      Mezzo perplexidade, mezzo curiosidade. Foi mais ou menos assim o sentimento que tomou conta de Osmar Jesus da Silva quando, ainda rapaz, viu uma lagosta pela primeira vez.

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
Publicidade