Ó do Borogodó é destino certo para ouvir bom samba em São Paulo

São Paulo tem mais samba do que muita gente pensa, mas não é coisa que dá para ir encontrando assim, a qualquer hora e em qualquer lugar.

Quer dizer, existe, como não, um porto que costuma ser seguro para qualquer peregrinação do tipo: o Ó do Borogodó.

Só que, espremido numa casa igual a tantas outras de Pinheiros, ele exige do visitante de primeira viagem muita confiança nas recomendações.

Porque é do tipo de lugar onde quem vê cara não vê coração. No caso, quem olha só a discreta portinha perde a imponente janela, diante da qual 11 lâmpadas amarelas iluminam as mesas dos músicos.

Mesas, pois, já que palco não há, e é por aí que se entende o ambiente do Ó. As noites de samba, sempre tardias, destinam-se a um jogo de sedução entre público e músicos, no qual o primeiro sempre acabará por precingir os últimos, após um flerte que envolve um aquecimento digno do nome.

A imagem de Dilma, outrora figura de destaque, já não se avista mais atrás da roda de samba. Mas continuam ali em volta, como se nunca tivessem saído, pessoas que os que estão de regresso alguma vez conheceram, decerto sem lembrar quando foi. As paredes de tijolinho à vista sugerem que não se inventou nada melhor para a acústica do que o barro.

Resumido o ambiente interno, resta buscar a vizinhança, observada pela grande vidraça. Quem põe os olhos ali enxerga, do outro lado da rua, um cemitério de nome São Paulo —e acaba por concluir que nesta cidade, ao contrário da velha boutade, túmulo e samba não dividem a mesma quadra não.

Ó do Borogodó - R. Horácio Lane, 21, Pinheiros, tel. 3814-4087

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Últimas

  1. 19/01/2019
    1. Parque da Juventude e CTN são opções de passeios na zona norte de São Paulo

      CTN Dá para provar autênticas receitas no Centro de Tradições Nordestinas, que tem até festival gastronômico. Também sedia shows de pagode e sertanejo.

    2. Veja bares e restaurantes imperdíveis para conhecer na zona norte de São Paulo

      FRANGÓ Difícil saber quem atrai mais clientes para o tradicional boteco: a vasta carta de cervejas artesanais, com 500 rótulos de 18 países, ou as famosas coxinhas de frango com Catupiry. EXPERIMENTE Nascido rotisseria, o bar ainda serve o frango na brasa original, com tempero da família do fundador.

    3. Fervilhante, quadrilátero da República concentra novos restaurantes e bares

      Renovada, a agora fervilhante região da República vem recebendo novos bares, restaurantes e cafés. Confira alguns deles.

    4. De aquário à antiga casa de Lina Bo Bardi, confira passeios na zona sul

      AQUÁRIO DE SÃO PAULO Tem 15 mil m² e cerca de 60 aquários com 4 milhões de litros d'água. Além de peixes e tubarões, o local abriga cobras, coalas e até ursos polares. tchibum Até 31/1, sereias mergulham nos tanques.

    5. Cinema de luxo e teatros grandiosos agitam a zona sul de São Paulo

      CINEMATECA BRASILEIRA Nasceu em 1940 como um clube de cinema e ocupa um edifício histórico, tombado em 1988. FEBRE DE CINEMA Sedia mostras e sessões especiais.

    6. Croissant, café e torta estão na seleção de quitutes da zona oeste de São Paulo

      guloseimas

    7. De japonês a italiano, veja novos restaurantes na zona oeste de São Paulo

      ÂNIMA MEA Jeovane Godoy saiu do Cór para comandar a casa, centrada em carnes dry aged. Ali, os cortes são pedidos por peso -com guarnições como arroz de chorizo.

    8. Galerias, teatros, cinemas de arte, casas de show: o que fazer na zona oeste de SP

      MUSEUS E GALERIAS

    9. Bares e restaurantes premiados estão entre as opções para comer e beber na zona oeste paulistana

      gastronomia

    10. Conheça o maître do Terraço Itália, restaurante dono da vista mais arrebatadora do centro de São Paulo

      Mezzo perplexidade, mezzo curiosidade. Foi mais ou menos assim o sentimento que tomou conta de Osmar Jesus da Silva quando, ainda rapaz, viu uma lagosta pela primeira vez.

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
Publicidade