Rodar de trem pela Rússia cansa, mas pode ser divertido

Durante a Copa, o governo local bancará viagens para quem tiver ingressos para os jogos

Depoimento

Fábio Aleixo
Moscou

Já pensou em passar até 38 horas dentro de uma cabine de pouco mais de 4 metros quadrados, com quatro camas, comendo, bebendo e dormindo com três pessoas que você nunca viu na vida? 

O que pode parecer estranho para nós brasileiros é algo muito comum na Rússia, onde o hábito de se deslocar  de trem é uma rotina.

Por isso, durante a Copa do Mundo o governo local bancará viagens de trem para quem tiver ingressos para os jogos. O projeto, inédito em Mundiais, custou aos cofres do governo russo 4 bilhões de rublos (R$ 222 milhões).

Viajei em um trem do mesmo modelo que será usado durante o evento. E a recomendação que posso dar é: sim, vale a pena tomar os trens se você não tiver preocupação em chegar rápido ao seu destino e não se importar em ficar sem ver os jogos que ocorrem durante o seu deslocamento. 

O trecho escolhido foi entre Sochi, que será a base da seleção, e Rostov-do-Don, palco da estreia contra a Suíça. 

A viagem teve uma duração de cerca de 7h40min e transcorreu sem nenhum tipo de imprevisto ou atraso, desde o embarque até o desembarque.

As estações das cidades que receberão a Copa são modernas e contam com todas as comodidades aos viajantes, como praça de alimentação, banheiros, depósito de bagagem, entre outros.

Os trens são, em sua maioria, novos. Os usados para as longas viagens estão em uso há menos de 15 anos. Segundo a RZD (empresa estatal de ferrovias), os modelos usados na Copa podem atingir no máximo 90km/h. Mas a maioria não vai passar de 50km/h.

As camas que existem normalmente nas cabines dos trens medem 1,85 m por 0,65 m. Tempo você terá de sobra para aproveitá-las. 

COMO RESERVAR  UM TREM

  • Acesse o site tickets.transport2018.com, crie sua conta e reserve uma vaga no trem 
  • Qualquer pessoa com ingresso e Fan ID tem direito a gratuidade durante o Mundial. Jornalistas credenciados também poderão usufruir do benefício 

O QUE É OFERECIDO NOS TRENS

  • Todos os torcedores terão direito à roupa de cama gratuita
  • Há um vagão restaurante para compra de bebidas, incluindo alcoólicas
  • Trens para distância mais longas contam com cabines de ducha
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.