Bom visitante, Palmeiras encara Atlético-PR pelo Brasileiro

Time alviverde tem 82% de aproveitamento fora de casa em 2018, com 10 vitórias em 13 partidas

Jogadores em campo, em foto contra a luz e vista de baixo
Jogadores do Palmeiras fazem treino no Centro de Treinamento do Coritiba antes do jogo deste domingo - Cesar Greco/Agencia Palmeiras
São Paulo | Agora

Palmeiras vai a Curitiba encarar o Atlético-PR neste domingo (6), às 16h, pela quarta rodada do Brasileiro, para tentar manter o bom desempenho atuando fora de casa ao longo de 2018.

Nesta temporada, o time alviverde fez 13 partidas como visitante: dez vitórias, dois empates e uma derrota, um aproveitamento de 82%. 

O segundo clube da Série A com melhor aproveitamento fora de casa é o Flamengo (66,6%), seguido pelo Ceará (62,5%). 

O fato é que os comandados de Roger Machado buscam manter o bom retrospecto.

Após bater o fraco Alianza Lima, no Peru, quinta (3), o clube ainda terá mais três partidas como visitante, sendo duas delas pelo Brasileiro.

A boa série do clube alviverde longe de seus domínios começou no Estadual. No Paulista, fez nove partidas, venceu sete, empatou uma e perdeu outra. O único tropeço ocorreu contra o Corinthians, ainda na primeira fase do torneio, na derrota por 2 a 0.

Na Libertadores, o retrospecto também impressiona. Venceu todos os três jogos que fez fora: Junior Barranquilla (3 a 0), Boca Juniors (2 a 0) e Alianza (3 a 1). Foram oito gols feitos e só um sofrido.

Por outro lado, o Palmeiras não tem boas lembranças recentes da Arena da Baixada, local do confronto deste domingo. No ano passado, o time foi atropelado por 3 a 0 pelo Atlético-PR no local, pela última rodada da Série A.

Na atual edição do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras só atuou longe de São Paulo na estreia, contra o Botafogo, e ficou no empate por 1 a 1. A partida aconteceu no Engenhão. Em casa, o aproveitamento alviverde cai para 61,5%. Foram três derrotas como mandante no ano.

A explicação pode estar na forma como os rivais encaram o Palmeiras. Quando são visitantes, se retraem; quando estão em casa, dão espaços, o que é mortal para o rápido ataque do clube paulista. Foi assim que derrotaram o Boca Juniors, em La Bombonera, pelo torneio sul-americano.

"A forma como a gente vem jogando fora é boa. Quando temos a bola, conseguimos envolver o adversário", disse Willian.

"Dentro de casa, já vimos várias equipes jogarem muito atrás e isso provoca um pouco de ansiedade. Queremos acelerar o jogo e erramos ao fazer uma jogada precipitada. Temos que arrumar esse fator casa", completou.

Até o momento, o Palmeiras soma cinco pontos no Brasileiro, na oitava colocação.

O Atlético-PR tem até o momento a mesma pontuação do rival, mas leva vantagem nos critérios de desempate e está em quinto. A equipe do Paraná tem quatro gols de saldo, contra um do Palmeiras. 

O time paranaense vem realizando boas apresentações, principalmente após a chegada do técnico Fernando Diniz, elogiado por ter mudado o estilo de jogo do Atlético. Uma das vítimas foi o São Paulo, eliminado no Morumbi na Copa do Brasil. 

Clubes são parceiros em negociação para renovar com a Globo


Apesar de rivais no confronto deste domingo, Palmeiras e Atlético-PR atuam como parceiros fora de campo nas negociações televisivas

Os clubes fecharam com o Esporte Interativo a transmissão de seus jogos na TV fechada entre 2019 e 2024 e ainda não aceitaram as ofertas da Globo para TV aberta e pay-per-view, o que vem ameaçando a hegemonia da emissora, que desde 1987 costuma transmitir os jogos do Brasileiro.

As negociações estão em andamento porque as equipes não aceitam a proposta com reduções de 20% (TV aberta) e 5,2% (em PPV, por jogo).

O corte nos valores é por terem acertado com o Esporte Interativo, o que limita a capacidade da Globo de manejar as transmissões

Além dos dois times, o único outro atualmente na Série A que também não entrou em acordo com a Globo foi o Bahia. Rival do Atlético-PR, o Coritiba é outro que ainda não aceitou as ofertas da emissora, mas está na Série B.

 

ATLÉTICO-PR x PALMEIRAS
16h, Arena da Baixada
Na TV, Globo

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.