Sul-americanos pedem e Fifa discutirá Copa com 48 seleções já no Qatar

Ampliação no número de participantes estava aprovada para o Mundial de 2026

Presidente da Fifa, Gianni Infantino
O presidente da Fifa, Gianni Infantino, deverá levar a discussão da Copa com 48 países já no Qatar no próximo Congresso da Fifa - Jorge Adorno - 11.mai.18/REUTERS
Fábio Aleixo
Moscou

A Fifa discutirá em seu congresso anual em 13 de junho, em Moscou, o aumento de 32 para 48 seleções já na Copa do Mundo do Qatar, em 2022. O tópico consta na agenda do evento divulgada pela federação internacional.

A ampliação do número de participantes já está confirmada a partir de 2026. O acréscimo de 16 seleções já no Mundial de 2022 é um desejo da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol).

Todas as 10 confederações integrantes da entidade, entre elas a CBF, são favoráveis ao aumento, segundo consta no documento da Fifa.

Em Moscou, não haverá nenhuma decisão. A ideia é aprovar ou não uma proposta para "a realização de um estudo de viabilidade para o aumento de equipes".

Este estudo se faz necessário para saber a necessidade da construção de mais estádios ou a ampliação de cidades-sede. 

A ideia original para um torneio de 32 seleções seria a utilização de 12 estádios, como acontecerá na Rússia e foi no Brasil. Mas ainda há riscos de que este número seja reduzido para até oito, conforme afirmaram recentemente as autoridades qatarianas.

No mês passado, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, participou de evento da Conmebol em Buenos Aires e se mostrou favorável a uma ampliação antes mesmo de 2026.

Na ocasião, classificou a proposta como "muito interessante" e que "ajudaria no desenvolvimento do futebol".

O interesse da Conmebol se justifica pelo fato de que em um torneio com 48 seleções seis dos dez times participantes das eliminatórias garantirão vaga no Mundial.

Hoje, este número é de quatro, com um a mais podendo entrar pela repescagem. Na Rússia, serão cinco, após o Peru desbancar a Nova Zelândia.

Após a divulgação da agenda, a Fifa não se manifestou. Nem o Comitê Organizador do Mundial do Qatar.

Uma decisão precisará ser tomada antes do início das eliminatórias, que ainda não foi divulgado. Para o Mundial da Rússia, os primeiros jogos foram realizados em março de 2015.

Com 48 seleções, além de seis vagas para a Conmebol,  a divisão fica assim: Oceania (1), América do Norte, Central e Caribe (6), Ásia (8), África (9), Europa (16) e mais duas seleções saindo de um playoff de repescagem.

A vaga do país-sede em 2026 irá influenciar diretamente no número final de vagas da confederação ao qual ele está vinculado

A Copa do Qatar, confirmada por ora com 32 times, ocorrerá entre 21 de novembro e 18 de dezembro. O torneio foi deslocado para o fim do ano por causa do calor no país durante os meses de junho e julho.

Neste mesmo congresso onde será discutida a proposta da Conmebol, a Fifa definirá a sede do Mundial de 2026. O Marrocos concorre contra uma candidatura tripla de EUA, Canadá e México.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.