Brasil vence Sérvia e enfrenta freguês México nas oitavas da Copa

Paulinho e Thiago Silva marcaram os gols da vitória brasileira por 2 a 0

Moscou

Na partida mais tranquila que disputou no Mundial da Rússia, a seleção brasileira venceu a Sérvia, por 2 a 0, nesta quarta-feira (27), no estádio Spartak, em Moscou.

Os gols foram marcados por Paulinho, aos 35min do primeiro tempo, e por Thiago Silva, aos 22 min da etapa final.

Com o resultado, o Brasil termina a primeira fase, com sete pontos, na primeira colocação do Grupo E. 
Na próxima segunda (2), enfrenta o México, em Samara, pelas oitavas de final.

Satisfeito com a atuação da equipe, Tite aprovou o desempenho dos seus jogadores na fase de grupos do torneio.

"Não vivemos de expectativa, vivemos de realidade. Da equipe que mentalmente suporta pressão, equilibrada, que tem peças de reposição. A nossa busca é por aperfeiçoamento e crescimento", afirmou o treinador.

A vitória em Moscou foi a 19ª da era Tite. Sob o comando do treinador, a seleção brasileira tem quatro empates e apenas uma derrota.

Como ocorreu nos dois primeiros jogos do Brasil na Copa, Philippe Coutinho voltou a se destacar na partida desta quarta-feira.

O primeiro gol da seleção brasileira foi criado pelo meia-atacante, que fez um belo lançamento para Paulinho. Rápido, o volante encobriu o goleiro sérvio Stojkovic. 

Para o técnico, a vitória foi a afirmação do quarteto ofensivo. Tite deu sinais que vai manter a formação com Willian, Neymar e Coutinho e Gabriel Jesus, que ainda não marcou na Copa do Mundo.

"Artilheiro vive de fazer um grande jogo. Por vezes, sobra pra ele [Jesus]. Por vezes, aparece por Thiago Silva, que é zagueiro. Futebol é assim", afirmou o treinador, que ainda elogiou o reserva Roberto Firmino, mas acrescentou que "não consegue trabalhar" mudando o time a cada partida.

Até agora, o técnico não mudou a equipe titular, apesar de ter feito testes sem os quatro atacantes em treinamentos da seleção brasileira em Sochi. 

Nesta quarta, o Brasil começou o jogo melhor. Partiu para o ataque no início, com jogadas velozes de Neymar, Coutinho e Gabriel Jesus.

Em menos de 5min, criou duas oportunidades. Em seguida, o time brasileiro levou o primeiro susto.

O lateral Marcelo reclamou de dores na coluna numa tentativa de arrancada. Foi substituído por Filipe Luís, que disputou a sua primeira partida em Copas. Ele foi reserva em 2010 e ficou fora do torneio em 2014.

A saída do lateral do Real Madrid --a terceira baixa do Brasil por lesões na Copa--surpreendeu e desorganizou a equipe. A partir daí, a Sérvia começou a acuar o Brasil no campo de defesa.

Com o tempo, a equipe de Tite equilibrou o jogo. Aos 28min, Gabriel Jesus desperdiçou outra chance após passe de Neymar.

O gol não demoraria a sair. Aos 35min, Paulinho abriu o placar. Ele aproveitou o belo lançamento de Phillipe Coutinho, que recuou até o campo de defesa, e encobriu o goleiro adversário.

No segundo tempo, a Sérvia se lançou ao ataque. Eles precisavam da vitória para permanecer na Copa, o que acabou não acontecendo.

Empolgados pelos seus torcedores, pressionaram e quase empataram a partida.

Quando a pressão da Sérvia ficava cada vez maior, o Brasil fez o segundo aproveitando uma jogada de escanteio.

Após cruzamento de Neymar, aos 22min, Thiago Silva fez de cabeça o segundo gol.

No lance, os sérvios pediram uma falta de Miranda em cima de seu marcador, o atacante Mitrović, mas o árbitro não marcou.

Com a vantagem de dois gols do Brasil, a partida ficou aberta, com os Sérvios avançando e a seleção tentando aproveitar o contra-ataque.

No final, aos 34min do segundo tempo, Tite tirou de campo Coutinho, que estava pendurado, e colocou Renato Augusto. Antes, Paulinho já havia sido substituído por Fernandinho.

Depois do jogo, o técnico e seus auxiliares não quiseram comentar sobre o México. Ele pretendia apenas comemorar a classificação. 

"Ainda estamos com o jogo da Sérvia na cabeça. É um adversário forte, que venceu a Alemanha e a Coreia. Já no avião começamos os estudos", disse Cleber Xavier, auxiliar de Tite.

A delegação brasileira deixou o estádio somente na madrugada de Moscou, com destino a Sochi, onde vai se preparar para o primeiro mata-mata.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.