Descrição de chapéu Copa do Mundo

Festa do título da Copa tem 2 mortos, saques e prisões na França

Seleção francesa venceu o Mundial neste domingo, na Rússia

Paris | AFP

Duas pessoas morreram e 292 foram presas em incidentes de saques e vandalismo durante a comemoração da conquista da Copa do Mundo de 2018 na França, no domingo (15), informou o Ministério do Interior nesta segunda-feira (16).

Um homem de 50 anos quebrou o pescoço ao mergulhar em um canal na cidade de Annecy. Em Saint-Felix, outro homem morreu ao colidir seu carro em uma árvore durante as comemorações.

Além disso, 45 policiais e agentes de segurança ficaram feridos.

Polícia controla multidão durante distúrbios de torcedores em Paris - Eric Feferberg/AFP

Em Paris, foram detidas 102 pessoas, das quais 90 ficaram sob custódia para serem interrogadas, indicaram autoridades.

“Levando-se em conta a multidão presente e apesar dos incidentes inaceitáveis, trata-se de um balanço moderado”, declarou o responsável pela polícia de Paris, Michel Delpuech, em entrevista coletiva.

Em Paris, Lyon (centro) e Marselha (sul) a polícia interveio para reprimir pequenos grupos de indivíduos que atacavam lojas ou lançavam pedras contra veículos policiais.

Os incidentes na avenida Champs-Elysées duraram cerca de 20 minutos e se concentraram em uma galeria comercial.

Na cidade de Lyon, a polícia informou 30 detenções, das quais 18 ficaram em prisão preventiva por roubo de uma loja de roupa.

Polícia usa jatos de água para dispersar multidão durante distúrbios na Champs-Elysees, em Paris, durante comemorações da vitória no Mundial
Polícia usa jatos de água para dispersar multidão durante distúrbios na Champs-Elysees, em Paris, durante comemorações da vitória no Mundial - Ludovic Marin/AFP

Cerca de 30 jovens quebraram e saquearam neste domingo à noite a Drugstore Publicis, um complexo comercial na avenida Champs-Élysées, em Paris, onde milhares de pessoas festejam a vitória da França na final da Copa do Mundo.

Os jovens, alguns encapuzados, invadiram a loja da famosa avenida parisiense e, em seguida, saíram com garrafas de vinho e champanhe debaixo do braço, rindo e gravando a ação nos celulares.

Depois de 15 a 20 minutos, foram dispersados do lado da avenida Marceau por bombas de gás lacrimogêneo lançadas pela polícia. Os agentes se colocaram na entrada do estabelecimento.

Pouco depois, porém, outros 20 jovens entraram na Drugstore pelo lado da Champs-Elysées, provocando uma nova ofensiva da polícia.

Não muito longe, um torcedor da seleção repetia, aos prantos, "isso não é a festa, isso não é a festa".

Cerca de 4 mil policiais e agentes de segurança foram mobilizados em Paris para a final, e um longo perímetro foi estabelecido, proibindo a circulação de veículos até as 4h de segunda-feira (23h de domingo, em Brasília) no oeste e no centro da capital.

Faixada da Drugstore Publicis após saques durante as celebrações da vitória da França no Mundial, em Paris - Ludovic Marin/AFP

Em Lyon, no centro do país, as forças de segurança enfrentaram vários jovens em uma praça onde cerca de 20 mil pessoas assistiram à final em um telão.

A situação degenerou quando um grupo de torcedores subiu em um caminhão da polícia e as forças de segurança lançaram bombas de gás lacrimogêneo em direção aos jovens.

No nordeste da França, um menino de três anos e duas meninas de seis ficaram gravemente feridos ao serem atropelados por uma moto na praça da prefeitura em Frouard, ao norte de Nancy, durante as comemorações da vitória da seleção.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.