Descrição de chapéu Copa do Mundo

Nos pênaltis, Rússia bate Espanha e segue em chave com menos campeões

Goleiro Akinfeev foi o herói russo, defendendo duas cobranças da Espanha

Fábio Aleixo Igor Gielow
Moscou

Por essa nem Vladimir Putin esperava. A Rússia surpreendeu a Espanha, eliminou a campeã de 2010 e jogará as quartas de final da Copa do Mundo em casa, a melhor campanha de sua história.

A vitória veio na primeira disputa de pênaltis deste Mundial. Os russos anotaram os quatro chutes que fizeram, e o goleiro Igor Akinfeev pegou as cobranças de Koke e Iago Aspas para fechar o placar das penalidades em 4 a 3.

No próximo dia 7, às 15h, em Sochi, a seleção russa enfrenta a Croácia, que superou a Dinamarca - também nos pênaltis - e se classificou às quartas da Copa do Mundo.

Era 19h41 (12h41 em Brasília) quando o atacante espanhol teve seu chute espalmado, e o Estádio Lujniki veio abaixo como se o título mundial tivesse sido conquistado.

Akinfeev, 32, consagrou-se, após ter sido duramente criticado no Brasil em 2014, quando falhou em um jogo crucial contra a Coreia do Sul.

O time espanhol manteve seu ritmo, sem encontrar o caminho do gol. A Rússia nem tampouco ameaçava com perigo De Gea.

A dez minutos do final do primeiro tempo, o ritmo intensificou-se e os espanhóis quase marcaram com dois chutes seguidos de Iniesta e Aspas, pegos por Akinfeev.

O jogo chegou ao fim e, mesmo com quatro minutos de acréscimos, não viu um vencedor.
A primeira prorrogação da Copa, sob um calor de 26 graus, começou no mesmo ritmo, com a Rússia retraída num 5-4-1.

Nada notável aconteceu no primeiro tempo extra, e no segundo ficou claro que os russos já estavam de olho nos pênaltis.

A grande chance ocorreu para a Espanha aos 3min. Rodrigo avançou pela direita e chutou cruzado, obrigando grande defesa de Akinfeev. O rebote foi pego por Carvajal, que chutou em cima da zaga.

O veterano goleiro e capitão russo, 14 anos na seleção, foi o esteio do time na prorrogação.

Para complicar as coisas, aos 10min começou a chover bastante, deixando a bola escorregadia. O telão anunciava o minuto de acréscimo quando Akinfeev caiu para uma última defesa.

Os pênaltis foram todos batidos com eficácia pelos russos, ainda que o lateral brasileiro Mário Fernandes tenha dito que não houve treino específico. Muito aplaudidos, os jogadores esticaram uma faixa com os dizeres “Jogamos por vocês”.

A Rússia agora pegará o vencedor do confronto entre Croácia e Dinamarca, buscando fazer valer a frase no bandeirão esticado pela torcida no começo do jogo: “Vocês nasceram para fazer um conto de fadas real”.

 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.