Descrição de chapéu Agora Campeonato Brasileiro

São Paulo joga para assumir a liderança do Brasileiro após três anos

Time paulista enfrenta o Grêmio e se vencer ultrapassará o Flamengo

São Paulo | Agora

O jogo contra o Grêmio, às 19h30 desta quinta (26), fora de casa, pode levar o São Paulo a dois grandes feitos. Se vencer, toma a liderança do Campeonato Brasileiro do Flamengo e alcança uma sequência de cinco vitórias consecutivas, algo que não acontece desde 2013.

Diego Aguirre em treino do São Paulo
Diego Aguirre, durante treino do São Paulo; técnico uruguaio pede para que os jogadores não fiquem pensando na possibilidade do time assumir a liderança do Brasileiro - Ronny Santos - 17.mai.2018/Folhapress

O clube tricolor não lidera o Nacional desde a sétima rodada da edição de 2015 da competição. Naquele ano, terminou em quarto lugar, com 62 pontos, e garantiu classificação para a Libertadores.

Atualmente, o time paulista é o segundo colocado, com 29 pontos, dois a menos do que o líder Flamengo.

A última série de cinco vitórias seguidas foi entre partidas do Brasileiro e da Sul-Americana. Na ocasião, os comandados de Muricy Ramalho venceram Náutico, Bahia, Universidad Católica (CHI), Internacional e Nacional (COL).

A série atual tem impressionado mais. A equipe de Diego Aguirre, diferentemente da de Muricy, não luta contra o rebaixamento. A briga é pela liderança do Nacional, e os resultados não vêm sendo conquistados em duelos considerados fáceis.

A sequência teve início com o inédito triunfo do São Paulo na Arena da Baixada sobre o Atlético-PR. Depois, o clube tricolor bateu o Vitória em casa, antes da pausa para a Copa do Mundo da Rússia.

Após o recesso, a equipe superou o líder Flamengo, no Maracanã, e venceu o Corinthians, no Morumbi, numa mostra de superioridade técnica sobre o rival do estado.

“Foi um bom começo, mas temos que continuar somando para que essa sequência de quatro jogos seja boa”, disse Aguirre, sobre os seis pontos conquistados na retomada do Brasileiro e já projetando os confrontos contra Grêmio e Cruzeiro.

A referida série era vista com temor na volta da Copa. 

O treinador não quer, porém, que seus atletas pensem muito nisso. Ele cobrou que o foco seja exclusivo no próximo adversário, não na possibilidade de assumir a liderança do Brasileiro.

“O plano é sempre ultrapassar nosso limite, e o limite é passar o primeiro colocado. Mas o Aguirre tem falado: não podemos esquecer o jogo seguinte. É jogo a jogo”, explicou o zagueiro Anderson Martins.

O jogo da vez é contra o Grêmio, que vem de derrota para o Vasco em São Januário. Seis pontos abaixo do São Paulo na classificação, o time gaúcho espera buscar a recuperação em casa e se aproximar da ponta da tabela.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.