Descrição de chapéu Copa Libertadores

Conmebol anula expulsão de Dedé e zagueiro poderá enfrentar o Boca

Zagueiro foi expulso no jogo de ida das quartas de final da Libertadores

São Paulo | UOL

Uma semana após a controversa expulsão de Dedé durante partida do Cruzeiro contra o Boca Juniors, a Conmebol decidiu anular o cartão vermelho e tornar o zagueiro apto a jogar a partida de volta das quartas de final da Copa Libertadores, que acontece no próximo dia 4.

O anúncio foi feito via comunicado oficial da Conmebol. A entidade "anula os efeitos jurídicos da expulsão" de Dedé, que "por consequência, encontra-se habilitado para disputar a partida seguinte da Copa Libertadores".

Dedé recebeu cartão vermelho após dividida com o goleiro do Boca, Andrada, no jogo de ida, em La Bombonera
Dedé recebeu cartão vermelho após dividida com o goleiro do Boca, Andrada, no jogo de ida, em La Bombonera - Agustin Marcarian/Reuters

Na última quarta (19), em La Bombonera, Dedé foi expulso após chocar-se acidentalmente com o goleiro Andrada, dentro da área.

O árbitro Eber Aquino reviu o lance após orientação do VAR (árbitro assistente de vídeo) e, enquanto o argentino sangrava e recebia atendimento médico, decidiu expulsar o zagueiro cruzeirense.

No dia seguinte, dirigentes do Cruzeiro não voltaram para o Brasil e viajaram direto para Luque, no Paraguai.

Lá, eles passaram o dia em reuniões com membros da Conmebol, dentre eles Alejandro Domínguez, presidente da entidade, antes de formalizar o pedido de anulação do cartão vermelho.

Essa é a segunda vez que a Conmebol anula uma suspensão por causa de um erro de arbitragem. A primeira também ocorreu em uma partida envolvendo o time mineiro.

Na Libertadores de 2014, o árbitro Martin Vásquez apitou Cruzeiro e San Lorenzo no Mineirão e expulsou o meia argentino Romagnoli após uma suposta agressão ao boliviano Marcelo Moreno, do time brasileiro. O San Lorenzo se classificou, recorreu e conseguiu ter seu jogador nas partidas seguintes do torneio.

O Cruzeiro recebe o Boca Juniors precisando reverter a derrota sofrida na Argentina por 2 a 0. Ao contrário da Copa do Brasil, o gol feito fora de casa é critério de desempate na Libertadores.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.