Finalistas da Copa do Brasil têm pior média de gols que os outros campeões

Time alvinegro é o quarto que menos chutou ao gol, enquanto o mineiro é o sexto

Cássio defende finalização do Cruzeiro durante a primeira partida da final da Copa do Brasil - Ueslei Marcelino/Reuters
Luciano Trindade Luiz Cosenzo
São Paulo

O campeão da Copa do Brasil deste ano deverá ficar marcado como a equipe com a pior média de gols entre todos os times que conquistaram o torneio.

Tanto Corinthians quanto Cruzeiro, que disputam a final nesta quarta-feira (17), às 21h45, no Itaquerão, têm ataques piores que o Paulista de Jundiaí, que marcou uma média de 1,16 gol por jogo na campanha vitoriosa de 2005 e detém até agora o recorde negativo da competição.

Com sete gols em sete jogos (média de um por partida), a equipe paulista tem até o momento o terceiro pior ataque entre todos finalistas do torneio, empatado com o Flamengo, vice-campeão no ano passado. O Cruzeiro fica pouco à frente, com média de 1,14 gol por jogo.

Apenas o Ceará, vice-campeão na edição de 1994 com média de 0,7 gol por jogo, e o Sport, segundo colocado em 1989 com 0,8 por partida, tiveram desempenho ofensivo abaixo dessas equipes entre todos os finalistas. 

Para conquistar o título, o Corinthians precisa marcar nesta quarta. Como perdeu por 1 a 0 no jogo de ida, a vitória por um gol de diferença leva a decisão para os pênaltis. Para conquistar o troféu sem depender das penalidades, o time precisa vencer por pelo menos dois gols de diferença. Empate ou derrota por qualquer placar resultam em título cruzeirense.

Apesar de poder ficar com o título mesmo com um 0 a 0, a equipe mineira precisa fazer pelo menos dois gols para terminar a campanha com média de 1,25 por jogo e superar a marca do Paulista.

Barcos desvia de cabeça cruzamento da direita durante jogo da primeira final da Copa do Brasil - Ueslei Marcelino/Reuters

Já o clube alvinegro teria que marcar três gols para alcançar essa mesma média e evitar se tornar o campeão com pior ataque da história da Copa do Brasil, que é disputada desde 1989.

O estilo de jogo de Corinthians e Cruzeiro, porém, não indica que a final terá de muitos gols.

Treinadas por Jair Ventura e Mano Menezes, respectivamente, as duas equipes privilegiam a organização defensiva e um futebol reativo, com menos posse de bola e aposta nos contra-ataques.

Mano Menezes, inclusive, foi o responsável por implementar esse estilo de jogo no time paulista e no mineiro. Ele adotou esse estilo no Corinthians a partir de 2008 e foi seguido por Tite e Fábio Carille, levando o clube a uma série de conquistas nos últimos 10 anos.

No Cruzeiro desde 2016, o trabalho do técnico começou a colher os primeiros frutos no ano passado, com a conquista da própria Copa do Brasil. A equipe também é a atual campeã estadual.

Portanto, não é surpresa os dois clubes estarem entre os que menos finalizam nesta edição da Copa do Brasil.

O time alvinegro é o quarto que menos chutou ao gol entre todos os clubes que disputaram o torneio, com média de 7,6 finalizações por jogo. A equipe de Minas Gerais é a sexta, com média de 8 chutes por partida.

Independentemente do campeão, o futebol de poucos gols e de forte marcação  consagrará mais uma equipe.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.