Descrição de chapéu Futebol Internacional

Campeonato Inglês não abre mão de lucrativa rodada pós-Natal

Dia 26 de dezembro, conhecido como Boxing Day, é feriado no Reino Unido

Alex Sabino
São Paulo

Após longa pressão de treinadores, jornalistas e jogadores, a Inglaterra aceitou introduzir uma paralisação de inverno no seu campeonato nacional. Ela deverá acontecer pela primeira vez na temporada 2019/2020.

Os dirigentes, porém, impuseram uma condição: não mexer com a rodada do Boxing Day.

Os jogos realizados no dia 26 de dezembro são uma das tradições mais lucrativas no campeonato nacional. A rodada é realizada no meio de um período de duas semanas em que as equipes de ponta da Inglaterra podem jogar cinco vezes. No futebol europeu, é a única rodada que é conhecida por um nome.

“A coisa mais estranha de jogar na Inglaterra foi descobrir que teria de passar o dia de Natal concentrado em um hotel”, disse o volante brasileiro Anderson, que atuou pelo Manchester United entre 2007 e 2015.

Pep Guardiola, técnico do Manchester City, definiu como “loucura” a quantidade de partidas que as equipes inglesas disputam nas últimas semanas de cada ano. 

A paralisação no campeonato acontecerá entre o final de janeiro e início de fevereiro. O que não deverá acabar com o problema dos jogos adiados no período de dezembro a janeiro por causa do frio. Isso já provocou nos últimos anos acúmulo de jogos para alguns times no fim da temporada, entre abril e maio.

“As rodadas de final de ano representam sucesso para a Premier League [nome da primeira divisão inglesa], então são boas para os clubes”, disse Richard Scudamore, que deixou o cargo de presidente da liga neste ano.

O dia 26 de dezembro, conhecido como Boxing Day (algo como “Dia da Caixa”), é um feriado comemorado nos países da Comunidade Britânica. 

A origem do termo é controversa. Uma teoria é que se tratava da data em que os vassalos abriam os presentes de Natal oferecidos pelos senhores feudais em caixas. Também há a versão de que era nesse dia que os funcionários abriam as caixas recebidas dos patrões a cada final de ano no século 19.

Pep Guardiola abraça Gabriel Jesus durante jogo do Manchester City contra o Bournemouth, realizado no início de dezembro - Phil Noble /Reuters

Existe também a lembrança do que ficou conhecido como “jogo da trégua”, quando soldados alemães e ingleses disputaram uma partida de futebol amistosa nas trincheiras da Bélgica, no Natal de 1914, durante a Primeira Guerra Mundial.

A única certeza é que se trata de uma das rodadas com ingressos mais procurados por torcedores, assim como é valorizada pelos donos dos direitos de transmissão, a galinha dos ovos de ouro do futebol inglês. O contrato em vigor até 2022, apenas para as emissoras do Reino Unido (sem contar as vendas internacionais), vale R$ 22,2 bilhões.

A tabela é montada com a preocupação de evitar que as  torcidas viajem muitas horas no dia seguinte ao Natal. A maior distância nesta quarta (26) será percorrida pelo Cardiff: 244 km para ir a Londres enfrentar o Crystal Palace.

O primeiro registro de um jogo no Boxing Day na Inglaterra aconteceu em 1889, entre Preston North End e Derby County. Até a década de 1950 era algo esporádico. As equipes preferiam jogar em 25 de dezembro, mas o público começou a diminuir por causa das restrições no transporte público e as autoridades tomaram a decisão de fazer as partidas no Boxing Day. A última rodada no dia de Natal aconteceu em 1957.


“Parece que que jogar tão próximo do Natal é uma obsessão para os ingleses”, concluiu Guardiola, que visita o Leicester nesta terça (26).

Jogos do Campeonato Inglês no Boxing Day
10h30

Fulham x Wolverhampton

13h
Burnley x Everton
Liverpool x Newcastle
Crystal Palace x Cardiff
Leicester x Manchester City
Tottenham x Bournemouth
Man. United x Huddersfield

15h15
Brighton x Arsenal

17h30
Watford x Chelsea

Horários de Brasília

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.