Descrição de chapéu Futebol Internacional

River perde do Al Ain e adiciona mais um vexame de sul-americanos no Mundial

Argentinos foram derrotados nos pênaltis pelo time dos Emirados Árabes Unidos

Jogadores do River Plate cabisbaixos após a eliminação na semifinal do Mundial de Clubes
Jogadores do River Plate cabisbaixos após a eliminação na semifinal do Mundial de Clubes - Andrew Boyers/Reuters
São Paulo

O River Plate (ARG) é mais um clube sul-americano a não conseguir chegar à final do Mundial de Clubes da Fifa.

Nesta terça-feira (18), os argentinos foram derrotados nos pênaltis para o Al Ain (EAU) após empatarem em 2 a 2 no tempo normal. Após cinco acertos dos árabes, Enzo Pérez perdeu a última cobrança do River, que decretou a eliminação da equipe do torneio.

Santos Borré marcou duas vezes, mas Berg e Caio Lucas anotaram os dois do Al Ain, o primeiro em falha do goleiro Franco Armani, que também não foi bem nas penalidades.

Desde que a Fifa adotou o atual formato do Mundial (2005), com quartas de final e semifinal antes da decisão, os sul-americanos tiveram dificuldades de conseguir o acesso à final da competição.

O primeiro a parar nas semifinais, rodada na qual entram os times do continente, foi o Internacional, que perdeu para o Mazembe por 2 a 0, em 2010, e viu os congoleses fazerem o jogo decisivo contra a Inter de Milão (ITA), que se sagrou campeã.

Em 2013, o Atlético-MG foi eliminado na semi para o Raja Casablanca (MAR), anfitrião do torneio, com derrota por 3 a 1 para os marroquinos, que decidiram o Mundial diante do Bayern de Munique (ALE) e perderam.

Campeão da Libertadores em 2016, o Atlético Nacional (COL) foi o último a não conseguir classificação para a final do Mundial de Clubes. Os colombianos caíram para o Kashima Antlers (JAP), que decidiu o torneio naquele ano contra o Real Madrid (ESP).

Enzo Pérez desperdiça a última cobrança, que elimina os argentinos do torneio
Enzo Pérez desperdiça a última cobrança, que elimina os argentinos do torneio - Suhaib Salem/Reuters

A última vez que um sul-americano foi à decisão e ficou com o título ocorreu em 2012, quando o Corinthians superou o Chelsea (ING) em Tóquio para conquistar a taça. Desde então, os clubes da América do Sul foram três vezes à final e perderam todas.

Em 2014, o San Lorenzo caiu para o Real Madrid. No ano seguinte, o River Plate perdeu para o Barcelona de Lionel Messi, Suárez e Neymar. Em 2017, o Grêmio passou pela prorrogação na semifinal e foi à decisão, ficando com o vice-campeonato diante (mais uma vez) do Real Madrid.

O Al Ain agora aguarda seu adversário na final, que será decidido nesta quarta-feira (19) justamente entre o Real e o Kashima, adversários há dois anos na briga pelo título.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.