Lucas faz três, vira herói e leva o Tottenham à final da Champions

Ingleses foram para o intervalo perdendo por 2 a 0 e conseguiram a virada em Amsterdã

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Parecia tudo perdido em Amsterdã até Lucas fazer o maior jogo de sua carreira e levar o Tottenham (ING) a uma inédita final de Champions League.

Nesta quarta-feira, após estar perdendo por 2 a 0 na ida para o intervalo, os ingleses viraram sobre o Ajax (HOL) com três gols do brasileiro e garantiram a vaga na decisão contra o Liverpool (ING), no próximo dia 1º de junho, em Madri. 

Na primeira semifinal, disputada em Londres, na semana passada, os holandeses haviam ganhado por 1 a 0.

Lucas marcou os três do Tottenham e foi o herói da classificação do Tottenham à final
Lucas marcou os três do Tottenham e foi o herói da classificação do Tottenham à final - Matthew Childs/Reuters

Será a primeira final inglesa da Champions desde 2008, quando Manchester United (ING) e Chelsea (ING) decidiram o torneio -a equipe de Manchester levantou a taça.

A competição terá também o primeiro campeão do país desde a temporada 2011/2012. Naquela ocasião, o clube de Londres, vice quatro anos antes, ficou com o título após superar o Bayern de Munique (ALE).

Quem saiu na frente nesta quarta foi o Ajax, que por 95 minutos de jogo esteve classificado para uma final que não disputa desde 1996.

O zagueiro e capitão De Ligt, de apenas 19 anos de idade, subiu mais que todo mundo para cabecear escanteio da direita e abrir o placar com apenas 4 minutos de partida. Há dois anos, quando boa parte desse mesmo time perdeu a final da Europa League para o Manchester United (ING), o defensor já era titular do Ajax, aos 17 anos.

Ainda na primeira etapa, o meia-atacante Ziyech, 26, ampliou em chute forte da entrada da área e levou a vantagem de 2 a 0 para o vestiário.

Foi na etapa final, porém, que brilhou a estrela do brasileiro Lucas. Com três gols (aos 10, aos 14 e aos 51 minutos), virou a partida para os ingleses e colocou o Tottenham pela primeira vez na decisão do maior torneio de clubes do mundo.

Em Madri, o time londrino enfrentará um rival com experiência em levantar taças da Champions.

​Pentacampeão (1977, 1978, 1981, 1984 e 2005), o Liverpool venceu cinco das oito decisões das quais participou. Os ingleses, inclusive, são os atuais vice-campeões, tendo perdido para o Real Madrid na edição 2017/2018.

A última vez que o Liverpool sagrou-se campeão foi em 2005, depois de ir para o intervalo perdendo para o Milan (ITA) por 3 a 0, em Istambul. Com o empate heroico em 3 a 3, levou o jogo para as penalidades e bateu os italianos.​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.