CBF convoca seleção olímpica e desfalca clubes no Brasileiro

Dos 23 escolhidos, nove atuam no país e perderão jogos pela 18ª rodada do nacional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

​Com Pedrinho, do Corinthians, Antony, do São Paulo, e Arthur Cabral, do Palmeiras, a CBF anunciou nesta sexta-feira (16) os convocados que defenderão a seleção olímpica até o fim de 2019. A equipe, que disputará dois amistosos em setembro, causará desfalques nos times durante uma rodada do Campeonato Brasileiro.

Dos 23 escolhidos, nove atuam no país, divididos entre Bahia, Atlético-MG, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Fluminense e Vasco. O Brasil enfrentará Colômbia e Chile, nos dias 5 e 9 de setembro, respectivamente, no estádio do Pacaembu, em São Paulo.

Veja a tabela e simule resultados do Brasileiro 

Em seguida, a seleção jogará mais dois amistosos em outubro com adversários ainda indefinidos e participará de um torneio em Tenerife, na Espanha, ao lado de Argentina, Estados Unidos e Chile. O pré-olímpico, que dá duas vagas diretas para Tóquio-2020 e uma na repescagem, será disputado em janeiro.

Os desfalques ocorrerão na 18ª rodada do Brasileiro, programada para 7 e 8 de setembro. Na ocasião, o Corinthians pega o Ceará, o São Paulo enfrenta o Inter e o Palmeiras encara o Goiás, por exemplo. Palmeiras e Fluminense também terão um jogo adiado da 16ª rodada no dia 10.

Como a seleção olímpica volta a se reunir em outubro e novembro, em datas ainda a serem definidas, os clubes devem ser desfalcados novamente em outras oportunidades.

O meia Pedrinho é peça importante do Corinthians - Amanda Perobelli - 25.jul.19/Reuters

Mais cedo nesta sexta, o técnico Tite, da seleção principal, anunciou os nomes que participarão de dois amistosos marcados para setembro e disse que evitaria influenciar competições. Daniel Alves (São Paulo), Jorge (Santos), Fagner (Corinthians), Weverton (Palmeiras), Ivan (Ponte Preta) e Bruno Henrique (Flamengo) estão entre os chamados.

"É um momento decisivo, não tem necessidade de gerar um desequilíbrio. As equipes são postulantes a títulos, e compete a nós, mesmo que legalmente estejamos amparados, termos uma visão de bom senso", disse o treinador.

Questionado, o coordenador do projeto olímpico, o ex-jogador Branco, disse não haver contradição entre o discurso de Tite e a convocação de atletas que atuam no Brasil em meio à disputa de campeonatos.

"Demonstra a integração que a gente tem com a equipe principal, pois estamos seguindo a linha da principal. O caminho foi esse. Chama-se planejamento e integração", defendeu ele.

André Jardine, técnico da equipe olímpica, disse que não pode chamar Rodrygo, do Real Madrid (ESP) nem Malcom, do Zenit (RUS), porque ambos se recuperam de lesões.

"A gente tem conversado muito para fazer o melhor pela seleção. Nosso objetivo é fazer o melhor pela seleção e por cada jogador", apontou o treinador.

​Tetracampeão com a seleção principal na Copa de 1994, nos Estados Unidos, o ex-lateral esquerdo Branco será o coordenador do projeto olímpico ao lado do ex-meia Juninho, coordenador de seleções da CBF.

"É um prazer, enorme orgulho participar desse projeto. A responsabilidade é enorme", disse Branco.

A seleção principal convocada por Tite ainda teve entre os sub-23 o goleiro Ivan, de 22 anos, o zagueiro Éder Militão, 21, Paquetá, 21, e os atacantes Richarlison, 22, e Vinicius Junior, 19.

Veja a lista de convocados da seleção olímpica:

Goleiros
Cleiton (Atlético-MG)
Daniel Fuzato (Roma)
Lucão (Vasco)

Defensores
Emerson (Betis)
Arana (Sevilla)
Guga (Atlético-MG)
Ibañez (Atalanta)
Luiz Felipe (Lazio)
Lyanco (Torino)
Renan Lodi (Atlético de Madrid)
Walce (São Paulo)

Meias
Allan (Fluminense)
Douglas Luiz (Aston Villa)
Jean Lucas (Lyon)
Mauro Júnior (Heracles)
Pedrinho (Corinthians)
Wendel (Sporting)

Atacantes
Antony (São Paulo)
Arthur Cabral (Palmeiras)
Artur (Bahia)
Bruno Tabata (Portimonense)
Matheus Cunha (Leipzig)
Paulinho (Bayer Leverkusen)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.