Descrição de chapéu Futebol Internacional

Juventus vence e é campeã italiana pela nona vez seguida

Equipe de Turim bate a Sampdoria e não pode mais ser alcançada

São Paulo

A Juventus venceu a Sampdoria por 2 a 0 neste domingo (26) e conquistou o seu nono Campeonato Italiano consecutivo. Os gols foram marcados por Cristiano Ronaldo, no primeiro tempo, e por Bernardeschi, no segundo.

Com o resultado, a equipe de Maurizio Sarri foi a 83 pontos. Faltando apenas duas rodadas para o fim do torneio, não pode mais ser alcançada pela segunda colocada, a Internazionale, que tem 76.

Com 36 títulos, a equipe de Turim é disparada a maior vencedora da história da liga nacional. O domínio atual, iniciado em 2012, não tem paralelo no futebol italiano. Nunca um clube venceu o campeonato nacional nove vezes consecutivas.

Os mais próximos foram os times que ganharam cinco vezes seguidas: a própria Juventus (campeã de 1931 a 1935), o Torino (vencedor de 1943 a 1950, mas as temporadas 1944 e 1945 não aconteceram por causa da 2ª Guerra Mundial) e a Internazionale (de 2006 a 2010).

Com a definição do campeão, muito pouco resta em disputa na Série A. Os quatro classificados para a próxima Champions League estão definidos. Além da Juventus, estão garantidos Internazionale, Atalanta e Lazio.

SPAL e Brescia já estão rebaixados. Lecce e Genoa disputam para não ser o terceiro time a cair de divisão.

Cristiano Ronaldo comemora com companheiros gol marcado na vitória sobre a Sampdoria neste domingo (26)
Cristiano Ronaldo comemora com companheiros gol marcado na vitória sobre a Sampdoria neste domingo (26) - Massimo Pinca/Reuters

O monopólio da Juventus no país faz com que a prioridade seja cada vez mais a Champions League. No próximo dia 7, faz a partida de volta das oitavas de final, em casa, contra o Lyon (FRA). No primeiro confronto, a vitória foi dos franceses por 1 a 0. Quem passar enfrentará Manchester City (ING) ou Real Madrid (ESP) nas quartas.

Foi por causa do título europeu que a diretoria aceitou investir 100 milhões de euros (R$ 600 milhões em valores atuais) para tirar Cristiano Ronaldo de Madri em 2018.

A Juventus tem dois troféus do torneio (1985 e 1996). Chegou duas vezes à final nos últimos cinco anos, mas perdeu: para o Barcelona em 2015 e Real Madrid em 2017.

Erramos: o texto foi alterado

 A Juventus tem 36 títulos do Campeonato Italiano, não 34, como publicado anteriormente. A informação foi corrigida.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.