Descrição de chapéu Campeonato Paulista 2020

Com 8 jogos próximos e simultâneos, Paulista tem rodada decisiva

Corinthians busca classificação que parecia improvável, mas precisa do São Paulo

São Paulo

Oito jogos simultâneos, neste domingo (26), às 16h, sete deles disputados na região metropolitana de São Paulo, encerram a fase de grupos do Campeonato Paulista 2020. Eles definirão as últimas três equipes que avançarão às quartas de final, além dos dois rebaixados para a Série A2.

Entre os grandes clubes, o Corinthians é o único que ainda busca uma vaga o mata-mata. Vai pegar o Oeste, em Barueri. Já classificados, Palmeiras enfrenta o Água Santa, no Allianz Parque, e Santos joga com o Novorizontino, em Itaquera.

A proximidade entre os estádios em que os jogos serão realizados só foi permitida pelos órgãos de segurança pública porque não haverá presença de torcedores nos duelos, como já ocorreu no meio de semana, quando o torneio foi retomado após quatro meses paralisado devido à pandemia.

A crescente no número de casos no interior do estado fez com que a Federação Paulista de Futebol (FPF) concentrasse os jogos da reta final do campeonato na capital e cidades próximas, como Barueri, Osasco, região do ABC e Baixada Santista.

Neste domingo, o único jogo fora da região metropolitana acontecerá na Vila Belmiro, em Santos, onde o Guarani mandará o seu duelo contra o São Paulo. O confronto terá transmissão da Globo.

Mesmo com a ausência de torcidas, a Secretaria de Segurança Pública informou à reportagem que haverá um esquema especial de segurança para evitar possíveis aglomerações. “O policiamento nas regiões onde haverá partidas será intensificado, principalmente nas imediações dos estádios, bares e restaurantes, com o objetivo de proporcionar segurança e preservar a ordem pública.”

Em nota, a FPF disse que tem promovido junto aos clubes a campanha “Torça em Casa” para reforçar aos torcedores que não é permitido ir aos estádios nem mesmo aos seus entornos, evitando assim qualquer tipo de aglomeração neste momento.

A entidade também tomou medidas para reduzir o número de profissionais envolvidos nos confrontos ao mínimo considerado necessário. Em cada jogo haverá, no máximo, 200 pessoas, incluindo times e comissões técnicas, além de profissionais da FPF e da TV Globo, emissora dona dos direitos de transmissão do torneio e único veículo de imprensa autorizado a trabalhar no interior dos estádios.

Esse esquema já funciona desde a última quarta-feira (22) quando as partidas foram retomadas sob um novo protocolo sanitário, que dividiu os estádios em três áreas, com limitação de acesso nas diferentes zonas do local, para preservar o distanciamento entre os envolvidos nos jogos.

O uso obrigatório de máscara, com exceção de quem estiver trabalhando em campo, a aferição da temperatura corporal e a higienização constante das mãos com álcool em gel também fazem parte do protocolo.

Já sob esse esquema, o Corinthians foi o único dos grandes que venceu na 11ª rodada, ao derrotar o arquirrival Palmeiras por 1 a 0. O resultado manteve viva uma chance que parecia improvável, de o time alvinegro avançar às quartas de final como segundo colocado do Grupo D.

Com a derrota do Guarani para o Botafogo, por 2 a 0, o time dirigido por Tiago Nunes precisará ganhar do Oeste e torcer para a equipe de Campinas ser derrotada pelo São Paulo. Em caso de empate na Vila Belmiro, os corintianos terão de tirar diferença de dois gols de saldo. Não estão descartadas as chances de a classificação acabar definida por número de gols marcados, ou ainda pelo número de cartões recebidos.

Essa não é a primeira vez que o Corinthians precisará de uma ajuda do rival no Paulista. Na última, no entanto, a situação era mais dramática para o time alvinegro.

Na rodada final da fase de grupos da edição de 2004, a equipe do Parque São Jorge precisava empatar com a Portuguesa Santista no Pacaembu para não ser rebaixada. Perdeu e só não caiu porque o São Paulo derrotou o Juventus, com dois gols do atacante Grafite, e o tradicional clube da Mooca acabou caindo.

Enquanto pode ajudar o Corinthians, o São Paulo já tem sua vaga na próxima fase assegurada. Com 18 pontos, o time aguarda a definição de seu adversário no mata-mata. O Mirassol, que encara a Ponte Preta, e a Inter de Limeira, adversária da Ferroviária, disputam a segunda vaga do grupo são-paulino.

No Grupo A, o Santos conquistou a primeira vaga e aguarda a definição do segundo colocado, que será o seu adversário nas quartas de final. Água Santa, com 11 pontos, Ponte Preta e Oeste, ambos com 10, brigam pela classificação à próxima fase.

Jogadores de Corinthians e Palmeiras perfilados para a execução do hino nacional antes do início do clássico
Jogadores de Corinthians e Palmeiras perfilados para a execução do hino nacional antes do início do clássico - Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Curiosamente, as três equipes também correm risco de rebaixamento. Ponte Preta e o Oeste são os dois últimos colocados na classificação geral do Estadual. O Água Santa aparece em antepenúltimo.

Na chave B, Santo André, com 20 pontos, e Palmeiras, com 19, já estão garantidos no mata-mata e vão brigar pela primeira posição do grupo. Em tese, isso daria a vantagem de jogar em casa no duelo único das quartas de final.

O Santo André não pode atuar no estádio Bruno José Daniel, apesar de partidas serem permitidas no ABC, porque o local abriga um hospital de campanha.

As quartas de final deverão acontecer quarta (29) e quinta-feira (30). As semifinais, também em partida única, estão previstas para o próximo fim de semana. Já a decisão, com dois confrontos, para os dias 5 e 8, mesma data marcada para a abertura do Campeonato Brasileiro.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.