Acerto de última hora impede 1º jogo da seleção sem TV em 19 anos

Partida contra Peru pelas Eliminatórias nesta terça seria exibida apenas por streaming

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A pouco mais de uma hora do jogo da seleção brasileira contra o Peru, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou que adquiriu os direitos de transmissão da partida e a exibirá pela TV Brasil, além do seu site, para todo o país.

Isso impediu que, depois de 19 anos e sete meses, a equipe nacional voltasse a ter um jogo sem transmissão de uma emissora de TV do país, aberta ou fechada.

Até então, a partida desta terça-feira, às 21h (de Brasília), contra o Peru, pela segunda rodada das Eliminatórias, estaria disponível apenas no streaming. Em português, a única opção seria a plataforma EI Plus, da Turner.

Outra opção para ver o confronto, com transmissão em língua espanhola, é o equatoriano El Canal Del Fútbol (ECDF), no YouTube, também mediante pagamento de assinatura.

"A CBF aguardou até o último momento pelo desfecho das negociações, que se estenderam até a tarde desta terça-feira, entre as emissoras brasileiras de TV aberta e a empresa detentora dos direitos da partida, que pertencem originalmente à entidade mandante do jogo, a Federação Peruana de Futebol, através de sua representante, a GolTV Peru", afirmou a entidade em nota.

"Como não houve sucesso nestes acordos, a CBF decidiu garantir que a torcida brasileira possa assistir ao jogo em televisão pública e aberta em todo o país. Para isso, negociou a compra dos direitos em condições que permitem exclusivamente a transmissão por uma TV pública aberta no país e pelo site oficial da entidade", completou.

ORG XMIT: 552501_1.tif Futebol - Jogo amistoso - Brasil 2 x 1 EUA: o atacante Romário, da seleção brasileira, disputa bola com adversário no estádio Rose Bowl, em Pasadena. Los Angeles, EUA, 03.03.2001, foto de Caio Guatelli/Folhapress /Digital - Caio Guatelli/Folhapress

Em 3 de março de 2001, o Brasil enfrentou os Estados Unidos em amistoso no estádio Rose Bowl (mesmo palco do título mundial de 1994) e nenhuma emissora do país se interessou em mostrá-lo ao vivo.

"Segunda partida da equipe sob o comando do técnico Leão não será transmitida para o Brasil pela TV, fato incomum nos últimos anos", escreveu a Folha na edição daquele dia.

Segundo o site "Papo de Bola", especializado em notícias sobre TV, rádio e transmissões esportivas, a Globo manteve sua programação normal, com as novelas "O Cravo e a Rosa" e "Um Anjo caiu do Céu", no horário do jogo, que aconteceu em um sábado, às 18h de Brasília.

Outras emissoras que exibiam futebol, como a Bandeirantes, também não compraram os direitos.

Sob o comando de Emerson Leão, a seleção venceu por 2 a 1, gols de Ronaldinho Gaúcho e Euller. Clint Mathis fez o gol americano. O treinador brasileiro foi demitido três meses depois, após campanha ruim na Copa das Confederações.

A partida desta terça será a primeira da equipe desde 2017 a não ser mostrada pela Globo. Amistoso contra a Argentina naquele ano foi exibido pela TV Cultura em São Paulo às afiliadas da TV Brasil, controlada pelo governo federal.

O confronto em Lima a princípio não teria transmissão porque nenhuma emissora do país entrou em acordo com a empresa espanhola Mediapro para o pacote de jogos de 8 das 10 seleções que participam das Eliminatórias sul-americanas (Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela) para as duas primeiras rodadas.

Pelo modelo implantado pela Conmebol (a Confederação Sul-Americana), a seleção mandante tem o direito exclusivo de negociar as transmissões de suas partidas em casa. Até a última edição, a entidade cuidava de tudo e vendia em um pacote fechado.

A Globo tem contrato com a CBF, e as exibições dos jogos da seleção brasileira em casa estão garantidas, assim como o confronto em Buenos Aires contra a Argentina. A federação do país vizinho também fechou acordo com a emissora.

A próxima negociação terá de ser feita para a quarta rodada, em 17 de novembro, quando o Brasil enfrentará o Uruguai em Montevidéu.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.