Shakhtar bate Real Madrid na Champions com destaques brasileiros

Bayern inicia defesa do título de forma dominante e goleia o Atlético de Madrid

São Paulo

Liderada pelo jovem atacante Tetê, 20, a legião de brasileiros do Shakhtar surpreendeu o Real Madrid nesta quarta-feira (21). O time ucraniano venceu o espanhol por 3 a 2, em Madri, na estreia das duas equipes na Champions League.

Formado nas categorias de base do Grêmio, clube pelo qual nem chegou a atuar profissionalmente antes de se transferir para o futebol ucraniano em 2018, Mateus Cardoso Lemos Martins, o Tetê, marcou o segundo gol dele no principal torneio de clubes da Europa, deu uma assistência para Solomon e participou da jogada que originou o gol contra do zagueiro Varane.

Tetê é abraçado por companheiros do Shakhtar após marcar contra o Real Madrid
Tetê é abraçado por companheiros do Shakhtar após marcar contra o Real Madrid - Juan Medina/Reuters

Modric e o também brasileiro Vinicius Junior descontaram para o Real, mas não evitaram a derrota em duelo pelo Grupo B. Pela mesma chave, Borussia Mönchengladbach e Inter de Milão empataram também nesta quarta, por 2 a 2, na Itália.

Além de Tetê, outros cinco brasileiros iniciaram o duelo no estádio Alfredo Di Stéfano como titulares pelo Shakhtar: Dentinho, 31, Dodô, 21, Maycon, 23, Marcos Antônio, 20, e Marlos, 32. Este último se naturalizou ucraniano e defende a seleção europeia. No banco, também estavam Cipriano, 21, e Vitão, 20, que entrou no fim.

Comandados pelo técnico português Luís Castro, eles aproveitaram o fato de o Real ter poupado alguns de seus principais jogadores e abriram 3 a 0 no placar ainda no primeiro tempo. O time espanhol preferiu preservar parte do elenco para o clássico com o Barcelona, sábado (24).

Depois do intervalo, Zidane resolveu reforçar sua equipe e colocou em campo Kroos, Benzema e Vinicius Junior. As mudanças deram certo, sobretudo a entrada do ex-jogador do Flamengo. Ele entrou em campo aos 12 minutos e, 14 segundos depois, já deixou sua marca no placar.

As trocas, porém, não foram suficientes para conseguir o empate. O Shakhtar ainda teve a chance de fazer o quarto gol, com Marlos, mas o lance em que ele empurrou a bola para a rede foi anulado por impedimento. Já nos acréscimos, o Real Madrid teve gol de Federico Valverde anulado por impedimento de Vinicius Junior, que ocultava o campo de visão do goleiro no momento do chute do uruguaio.

Na próxima semana, o time espanhol encara o Borussia Mönchengladbach, e o ucraniano enfrenta a Inter de Milão.

Pelo Grupo A, o atual campeão Bayern de Munique se manteve avassalador e largou com goleada sobre o Atlético de Madrid, por 4 a 0, na Alemanha. Coman, autor do gol do título contra o PSG, marcou duas vezes. Goretzka e Tolisso completaram o placar.

Na Inglaterra, o Manchester City venceu o Porto, de virada, por 3 a 1, pelo Grupo C. Luis Díaz marcou para os portugueses, mas Agüero, Gündogan e Ferrán Torres deram a virada ao time de Pep Guardiola.

Com um gol contra, marcado pelo argentino Tagliafico, o Liverpool venceu o Ajax, na Holanda, por 1 a 0.

RESULTADOS DA CHAMPIONS DESTA QUARTA:

GRUPO A

Red Bull Salzburg (AUT) 2 x 2 Lokomotiv (RUS)​
Bayern de Munique (ALE) 4 x 0 Atlético de Madrid (ESP)

GRUPO B

Real Madrid (ESP) 2 x 3 Shakhtar Donetsk (UCR)
Inter de Milão (ITA) 2 x 2 Borussia Mönchengladbach (ALE)

GRUPO C

Olympiacos (GRE) 1 x 0 Olympique de Marselha (FRA)
Manchester City (ING) 3 x 1 Porto (POR)

GRUPO D

Ajax (HOL) 0 x 1 Liverpool (ING)
Midtjylland (DIN) 0 x 4 Atalanta (ITA)​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.