Descrição de chapéu Campeonato Paulista 2021

Corinthians volta a jogar em SP com vitória sobre Guarani e 1º gol de Cauê

Após fazer 3 jogos fora do estado no período da suspensão, equipe alvinegra ganha em Campinas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um dos poucos times que não ficaram totalmente parados durante a suspensão do futebol em São Paulo, o Corinthians venceu o Guarani por 1 a 0, no Brinco de Ouro da Princesa (Campinas), neste domingo (11), pelo Campeonato Paulista.

O atacante Cauê marcou aos 27 minutos da segunda etapa, no rebote de um cruzamento de Léo Natel, que acertou a trave. Foi o primeiro gol do jovem de 18 anos pelo time profissional alvinegro.

O duelo contra o Guarani foi antecipado da 11ª rodada do Estadual na adaptação da tabela do Paulista para compensar o tempo em que o futebol ficou suspenso em SP. Agora o time do Parque São Jorge enfrentará a Ferroviária, na terça (13), às 20h, em Araraquara, e depois o São Bento, na sexta-feira (16), às 20h, na Neo Química Arena.

O time do técnico Vagner Mancini lidera o Grupo A, com 14 pontos, melhor campanha do torneio até agora, mesmo sem demonstrar futebol convicente. O segundo lugar é do Santo André, que tem cinco pontos e dois jogos a menos.

Cauê comemora gol contra o Guarani saltando de braços abertos
Cauê comemora gol contra o Guarani - Rodrigo Coca/Agência Corinthians

O Campeonato Paulista voltou neste final de semana após ser suspenso em todo o estado no meio de março, quando o governo de São Paulo atendeu a um pedido do Ministério Público.

O Corinthians conseguiu jogar três vezes nesse intervalo de quase um mês. No dia 17 de março, bateu o Salgueiro por 3 a 0 pela Copa do Brasil, em Pernambuco. No dia 23, pelo Campeonato Paulista, venceu o Mirassol por 1 a 0 em Volta Redonda (RJ). Três dias depois, passou nos pênaltis pelo Retrô-PE, de novo pela Copa do Brasil, novamente na cidade fluminense.

A suspensão do futebol pelo governador João Doria (PSDB) teve resistência da Federação Paulista de Futebol (FPF) e dos clubes, que se mobilizaram de diversas formas para tentar garantir a continuidade do torneio e reverter a decisão estadual.

Chegaram, inclusive, a ameaçar ir à Justiça por isso, pauta que causou divisão entre os clubes da Série A1 e não avançou.

A solução foi tentar driblar o período de suspensão em São Paulo levando jogos para outros estados. Deu certo apenas com o caso de Volta Redonda (que também recebeu São Bento x Palmeiras), e tendo como contrapartida investimentos em leitos de UTI.

Para conseguir devolver o futebol ao estado de São Paulo, a FPF teve que reformular seus protocolos sanitários e atender às demandas do Ministério Público. Entre as mudanças, está a concentração de jogadores em quartos individuais e maior frequência de testagem.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.