Descrição de chapéu Tóquio 2020 surfe

Gabriel Medina sai frustrado e sem medalha da estreia do surfe nas Olimpíadas

Surfista chegou como favorito ao ouro no Japão, mas sofreu duas derrotas seguidas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Chiba (Japão)

Favorito à medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio-2020, Gabriel Medina terminou fora do pódio na estreia do surfe em Jogos Olímpicos, nesta terça-feira (27). Na disputa pelo terceiro lugar, foi derrotado pelo australiano Owen Wright na praia de Tsurigasaki, na província de Chiba, a cerca de 100 km de Tóquio.

Medina era considerado favorito devido à sua ótima temporada na WSL (World Surf League), com cinco finais em seis etapas e liderança disparada do ranking. No Japão, o brasileiro fazia uma boa competição até o fim das semifinais, quando levou a virada de Kanoa Igarashi.

Medina sai do mar com a mão levada à cabeça
Gabriel Medina após perder a disputa pelo bronze nas Olimpíadas - Lisi Niesner/Reuters

Em um aéreo, o japonês conseguiu a segunda maior nota da competição, 9.33, acabando com os sonhos do brasileiro. A melhor nota de Medina na bateria foi 8.43, e, em todo o torneio, um 9 obtido nas quartas de final. Entre a semi e a disputa pelo bronze, o surfista publicou uma mensagem no Instagram lamentando o resultado: “Dei o meu melhor, dá uma tristeza. Desculpa, galera, valeu pela torcida!”.

Após a segunda derrota do dia, ele passou reto pela área em que jornalistas o esperavam, na saída da praia. À Globo, detentora de direitos de transmissão dos Jogos, fez uma reclamação vaga sobre as notas.

"É triste quando isso acontece. Muita gente mandou mensagem... É difícil passar o ano treinando, se esforçando e chegar a isso. Mas minha parte eu fiz, estou amarradão, fiz o meu melhor e agora é continuar trabalhando. Têm coisas que não dá para entender, mas tinha que ser assim", afirmou.

O surfista paulista de Maresias, bicampeão mundial (2014 e 2018), vinha chamando de sonho a conquista do ouro e dizia estar em seu melhor ano da carreira e na vida pessoal. A ida para o Japão foi cercada por uma polêmica envolvendo sua mulher, Yasmin Brunet, que não pôde acompanhá-lo na viagem como parte da comissão técnica, devido às restrições provocadas pela pandemia de coronavírus.

Medina reclamou do COB (Comitê Olímpico do Brasil) em diversas declarações e disse ter se sentido prejudicado. Na primeira entrevista no Japão, ainda lamentou o episódio, mas afirmou que a vida tinha que seguir em frente, que era adulto e já pagava as próprias contas, sabendo se virar.

“Ela é uma companheira que me deixa mais leve. É difícil quando acontece isso, é muito especial, é raro. Está refletindo no surfe, é meu melhor ano nas competições. Estou feliz dentro e fora da água. Estou aproveitando cada momento”, disse ele ao avançar para as quartas de final. “É um jeito diferente de viver, que eu tenho curtido bastante, e acho que é o que mais tem dado certo, na vida pessoal e na competição."

Logo após a derrota na semifinal, Yasmin ecoou reclamações nas redes sociais brasileiras de que a última nota dada ao japonês Igarashi foi injusta. Para ela, Medina foi “roubado na cara dura”.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.