Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro 2021

Quatro meses após final, Palmeiras encontra Grêmio na lanterna do Brasileiro

Rivais na decisão da última Copa do Brasil, equipes vivem momentos bem diferentes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Palmeiras está na briga pela liderança do Campeonato Brasileiro. O Grêmio, sem nenhuma vitória conquistada, ocupa a última colocação. Essa é a situação dos times que se enfrentarão a partir das 19h, desta quarta-feira (7), no Allianz Parque, em duelo com transmissão do Premiere.

O contraste revela um cenário diferente do registrado no último encontro entre os rivais, há exatos quatro meses. No início de março, as equipes decidiram o título da Copa do Brasil de 2020, estendida até este ano em razão da paralisação no calendário na pandemia de Covid-19.

Vencedor daquela disputa, o Palmeiras vive uma temporada de altos e baixos, mas iniciou o Brasileiro com um bom aproveitamento. Com 19 pontos em nove jogos, está atrás somente de Red Bull Bragantino e Athletico.

Clique aqui e simule os resultados do Campeonato Brasileiro

Gustavo Scarpa durante treino do Palmeiras na Academia de Futebol
Gustavo Scarpa durante treino do Palmeiras na Academia de Futebol - Cesar Greco - 22.jun.21/Ag. Palmeiras

Além disso, continua vivo na Libertadores, à espera das oitavas de final, fase na qual vai enfrentar a Universidad Católica, nos dias 14 e 21 de julho.

Do lado gremista, foi justamente a participação na competição continental que deu início à crise vivida no clube. Ainda sob o comando de Renato Gaúcho, o Grêmio foi eliminado na terceira fase preliminar, na pior campanha do time no torneio.

Nem a idolatria da torcida por Renato foi suficiente para evitar a queda do treinador depois do vexame. Para o lugar dele, a diretoria contratou Tiago Nunes, livre no mercado desde sua demissão pelo Corinthians.

Depois de um bom início, com a conquista do título estadual, a péssima campanha no início do Nacional, sem nenhuma vitória em sete jogos (dois empates e cinco derrotas), deixou o gaúcho sem emprego outra vez. A despedida ocorreu no último domingo (4), após derrota em casa para o Atlético-GO, por 1 a 0.

Diante do Palmeiras, a equipe gaúcha será comandada pelo interino Thiago Gomes, do time sub-21. Sem muito tempo para trabalhar, ele aposta no diágolo com os atletas para melhorar o rendimento do elenco.

"É muito importante passar tranquilidade, deixar o ambiente o mais leve possível. Tirar a pressão externa, não deixá-la entrar", afirmou.

Do outro lado, Abel vive um momento de tranquilidade após três vitórias consecutivas e poderá ter um reforço importante. Registrado no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF, o atacante Dudu já está apto a reestrear pelo clube. Sua escalação só depende do treinador.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.