Descrição de chapéu Tóquio 2020 surfe basquete

Relembre 5 grandes conquistas do esporte brasileiro no Japão

Terra do primeiro ouro olímpico no surfe, país asiático sediou outras glórias do Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O surfista brasileiro Italo Ferreira entrou para a história na madrugada desta terça-feira (27) ao conquistar a medalha de ouro nos Jogos de Tóquio. Na estreia do surfe em Olimpíadas, o potiguar superou o japonês Kanoa Igarashi para se tornar o primeiro campeão olímpico da modalidade.

A vitória de Italo nas águas japonesas se junta a outros grandes momentos que o esporte nacional viveu no país asiático.

Além do surfe, o Japão foi palco de triunfos históricos no basquete, na F1, no vôlei e no futebol.

Bronze do basquete em Tóquio

Em 1964, na primeira edição de Jogos Olímpicos realizada em Tóquio, o Brasil ganhou apenas uma única medalha. Foi um bronze, conquistado pela equipe masculina de basquete.

Após cair na semifinal do torneio para a União Soviética, os brasileiros, liderados por Amaury Passos, Wlamir Marques, Ubiratan, Rosa Branca, Edson Bispo e Edvar Simões, venceram Porto Rico por 76 a 60 na disputa pelo bronze.

Ayrton Senna e sua primeira conquista na F1

No dia 30 de outubro de 1988, Ayrton Senna cruzou a linha de chegada do GP do Japão, em Suzuka, com o punho direito erguido, para conquistar seu primeiro título de F1 na carreira.

A vitória no Japão marcou a consagração do piloto brasileiro em uma primeira temporada brilhante com a McLaren, decidida palmo a palmo com o francês e companheiro de equipe Alain Prost, dando a largada em uma rivalidade que entrou para a história do automobilismo.

O triunfo no asfalto japonês solidificou a visão de que a F1 observava, já há algum tempo, um piloto altamente qualificado e pronto para alcançar o topo. Mais do que isso, um piloto arrojado, capaz de feitos como as 15 ultrapassagens na corrida de recuperação em Suzuka que o levou ao título.

Dominante, vôlei celebrou título inédito

A seleção brasileira masculina de vôlei conquistou um título inédito no Japão em 2003. O time dirigido pelo técnico Bernardinho ganhou a Copa do Mundo, competição que estava em sua 10ª edição.

Na época, o Brasil mostrava domínio absoluto na modalidade, tendo garantido o troféu com campanha invicta em 11 jogos. Ao longo da competição, o time nacional só perdeu quatro sets. Na última rodada, a Itália, única equipe que ainda poderia alcançar o Brasil, perdeu para Sérvia e Montenegro por 3 sets a 1.

Relaxado, o Brasil encerrou sua participação batendo o time da casa por 3 sets a 0. Brasil, Itália e Sérvia e Montenegro garantiram vaga nas Olimpíadas de Atenas, no ano seguinte. Na Grécia, brasileiros e italianos decidiram o título, mais um ouro do vôlei brasileiro.

É penta!

A Copa do Mundo de 2002, disputada na Coreia e no Japão, eternizou no futebol brasileiro o sucesso da "família Scolari", nome dado ao grupo campeão mundial naquele ano, sob o comando do técnico Luiz Felipe Scolari.

A equipe chegou à competição desacreditada após trajetória irregular nas Eliminatórias, mas fez uma campanha perfeita na Ásia: sete vitórias em sete jogos. O atacante Ronaldo terminou o torneio na artilharia, com oito gols.

Na final em Yokohama, o Brasil enfrentou a Alemanha e venceu por 2 a 0, ambos marcados pelo Fenômeno. Foi o último título mundial da seleção, e também a última decisão de Copa que o Brasil jogou.

Além da conquista da equipe nacional, o Japão foi palco de títulos mundiais inesquecíveis para torcedores de alguns clubes brasileiros. Flamengo, Grêmio, São Paulo, Internacional e Corinthians conquistaram o título em terras japonesas.

O ouro de Italo Ferreira

A conquista do surfista potiguar nos Jogos de Tóquio já entrou para a história do esporte brasileiro. Na estreia do surfe nas Olimpíadas, Italo Ferreira confirmou o favoritismo do Brasil na modalidade e faturou a medalha de ouro.

"Eu vim [para o Japão] com uma frase: 'Diz amém que o ouro vem', e veio. Acreditei, treinei muito. Eu queria que minha avó estivesse viva para ver isso. Ver aquilo que me tornei, o que fiz pelos meus pais, para aqueles que estão ao meu redor. Eu sonhei bastante com isso, todo dia eu orei às 3h para que eu realizasse esse sonho", afirmou Italo, campeão mundial e, agora, olímpico.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.