Carille estreia pelo Santos em confronto direto contra o rebaixamento

Time alvinegro encara o Bahia neste sábado (11) pelo Campeonato Brasileiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Santos estreia neste sábado (11) seu terceiro técnico nesta temporada. A nova aposta é Fábio Carille, 47, que chega com a missão de afastar a equipe da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. O primeiro desafio será contra o Bahia, às 21h, na Vila Belmiro, com transmissão do Premiere.

Carille substitui Fernando Diniz, 47, após o treinador não resistir à sequência de seis duelos seguidos sem vitórias, período no qual o clube foi eliminado da Copa Sul-Americana e se aproximou da parte vermelha da tabela do Nacional —na 14ª posição, soma 22 pontos, um a mais do que a agremiação do Nordeste, a 16ª. Os quatro últimos times caem para a Série B.​

Desde o início tem sido uma temporada difícil para o Santos. Diniz assumiu o time na reta final do Estadual no lugar do argentino Ariel Holan. A equipe precisou lutar até a última rodada da fase de grupos para evitar seu primeiro descenso no torneio.

Fábio Carille (à dir.) comanda treino do Santos no CT Rei Pelé
Fábio Carille (à dir.) comanda treino do Santos no CT Rei Pelé - Ivan Storti/ Santos FC

Esse temor voltou a rondar a Vila Belmiro agora, no Nacional. Em sua apresentação, na quinta (9), Carille evitou usar a palavra rebaixamento e citou a classificação para a Libertadores como um de seus objetivos. Ele tem um turno inteiro pela frente.

"Não gosto muito de projeções, gosto do próximo jogo. Temos que trabalhar para pensar alto, pensar em subir na classificação, na Libertadores, mas não sou de projeção", afirmou.

Para voltar ao torneio continental, do qual o clube foi eliminado nesta temporada ainda na fase de grupos, algo que não acontecia havia 37 anos, um dos desafios do treinador será reorganizar o setor defensivo, uma de suas especialidades, comprovada na época em que comandou o Corinthians.

A equipe tem a segunda pior defesa do Brasileiro, com 25 gols sofridos, e está com saldo negativo, já que marcou somente 20 vezes —apenas o Bahia levou mais gols, 32. "Todo treinador busca equilíbrio, no futebol você tem que saber defender e atacar. E é esse equilíbrio que vou buscar no Santos", disse Carille.

O treinador, contudo, pede paciência aos torcedores, sobretudo neste sábado, uma vez que comandou por enquanto somente dois treinamentos com seus novos jogadores.

Além disso, quatro dos seis reforços recém-contratados pelo time ainda nem estrearam. São eles o goleiro Jandrei, o zagueiro Emiliano Velázquez, o meia Augusto Galván e o atacante Diego Tardelli.

"O Santos soube contratar muito bem, vão potencializar os jovens jogadores", avaliou Carille.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.