Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro 2021

Santos demite Fernando Diniz após um mês sem vencer

Em nota, clube diz que técnico foi desligado ainda em Cuiabá

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Santos anunciou neste domingo (5) que demitiu o técnico Fernando Diniz, 47, logo depois da derrota para o Cuiabá pelo Campeonato Brasileiro. A diretoria ainda não se pronunciou sobre o seu substituto.

"O Santos FC comunica que Fernando Diniz deixa a função de técnico do time profissional neste domingo, 5 de setembro. O treinador foi comunicado ainda em Cuiabá, após reunião com o presidente Andres Rueda e o executivo de futebol, André Mazzuco”, diz a nota do clube.

Fernando Diniz contabilizou dez vitórias e dez derrotas, além de sete empates, no comando do Santos - Amanda Perobelli/Reuters

Além de Diniz, os auxiliares-técnicos Eduardo Zuma e Yan Razera e o preparador físico Wagner Bertelli também deixam a Vila Belmiro.

Diniz chegou ao Santos no dia 7 de maio e não resistiu à sequência negativa. Comandou a equipe em 27 partidas e obteve 10 vitórias, sete empates e 10 derrotas.

O alvinegro não vence há seis jogos, desde o dia 12 de agosto. Nesse período amargou eliminação e derrotas doloridas, como a de 4 a 0 para o Flamengo no sábado (28) e para o Juazeirense-BA, por 2 a 0, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

Com um elenco limitado, o goleiro João Paulo tem evitado o pior com boas atuações. Contra o Flamengo, por exemplo, o arqueiro salvou o time paulista de uma goleada com placar ainda mais elástico.

Com a derrota para o Cuiabá por 2 a 1 neste sábado (4), na Arena Pantanal, o Santos caiu para o 13º lugar do Campeonato Brasileiro, com 22 pontos – somente quatro à frente do América-MG, o primeiro na zona do rebaixamento.

Além da campanha ruim no Nacional, o time foi eliminado na Copa Sul-Americana pelo Libertad (PAR), no último dia 19, e caiu na fase de grupos da Libertadores.

No jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, o Santos também perdeu por 1 a 0 para o Athletico e precisará reverter o resultado no próximo dia 14, na Vila Belmiro.

Diniz chegou ao time em maio sob desconfianças para suceder o argentino Ariel Holan, que pediu demissão após dois meses no cargo. Diniz estava sem clube desde a sua demissão no São Paulo no dia 1º de fevereiro, enquanto a diretoria santista cobiçava Renato Gaúcho. O treinador agradeceu, mas rejeitou a proposta de um contrato longo e com possibilidades de bônus por metas atingidas em campo.

Lisca, outro nome consultado, avisou que, para negociar com a equipe paulista, precisaria concluir a disputado do Campeonato Mineiro com o América-MG.

Pesava contra Diniz a instabilidade no comando do São Paulo, onde chegou a liderar o Campeonato Brasileiro, mas na reta final fraquejou e terminou em quarto lugar. Por outro lado, o treinador teve méritos aproveitamento de jovens jogadores, a exemplo do que fez no São Paulo, quando utilizou nomes como Gabriel Sara, Diego Costa, Luan, Igor Gomes, além do legado ofensivo que tenta deixar em suas equipes.

No Santos, Diniz perdeu peças importantes, como o zagueiro Luan Peres, o volante Alison e o atacante Kaio Jorge. Marinho, principal liderança do elenco, não atua desde o dia 28 de julho, em razão de uma série de lesões na coxa.

“Uma constatação, e não é uma queixa. O Santos precisa vender jogadores, teve que vender o Kaio Jorge, o Luan Peres. Temos o Marinho machucado. É o tripé do time em que pensei, são os jogadores com mais protagonismo”, afirmou o técnico, logo após a derrota para o Cuiabá.

VEJA A NOTA OFICIAL DO SANTOS

O Santos FC comunica que Fernando Diniz deixa a função de técnico do time profissional neste domingo, 5 de setembro. O treinador foi comunicado ainda em Cuiabá, após reunião com o presidente Andres Rueda e o executivo de futebol, André Mazzuco.

Os auxiliares-técnicos Eduardo Zuma e Yan Razera e o preparador físico Wagner Bertelli também deixam o Clube. O Santos FC agradece ao técnico pelos serviços prestados, iniciados no dia 7 de maio, pela parceria neste momento do Clube e deseja sorte em seu futuro profissional.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.