Descrição de chapéu Seleção Brasileira

Tite se une a Scaloni em queixa sobre liberação de atletas na data Fifa

Brasileiros que atuam na Inglaterra foram barrados por seus clubes de defenderem a seleção

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A vitória sobre o Chile por 1 a 0 na última quinta-feira (2) escancarou a dificuldade de Tite para armar a seleção brasileira após seguidos problemas com a convocação de atletas para a rodada tripla das Eliminatórias.

Com uma série de ajustes no time titular, o Brasil, apesar da vitória, não fez um bom jogo diante dos chilenos, em parte por conta da falta de entrosamento entre os jogadores.

Tite gesticula na vitória do Brasil sobre o Chile, pelas Eliminatórias
Tite gesticula na vitória do Brasil sobre o Chile, pelas Eliminatórias - Claudio Reyes - 2.set.2021/Reuters

Da lista inicial do treinador, nove nomes que atuam na Premier League foram barrados por seus clubes da chance de defenderem a equipe nacional. Além deles, Claudinho e Malcom, do Zenit (RUS), receberam ordem do clube russo de voltar ao país e nem chegaram a viajar a Santiago.

Em outubro, haverá nova rodada tripla nas Eliminatórias, e os problemas com as convocações poderão surgir novamente. Para evitar o desgaste entre clubes e confederações, Tite, que neste domingo (5) comanda o Brasil diante da Argentina, pede bom senso na condução desse processo no próximo mês.

"Conversei com Lasarte (técnico do Chile) e ele me disse: 'É um absurdo o que estão fazendo conosco. Todos têm que ter igualdade para terem à disposição seus atletas'. Espero que haja bom senso dos atores para que possamos trabalhar na preparação do Brasil, e de todos os sul-americanos. Ficamos desnivelados, despreparados, sem a mesma condição de preparação para o Mundial", disse o técnico na tarde deste sábado (4).

Mais cedo, o comandante da Argentina, Lionel Scaloni, também pediu que a próxima data Fifa não volte a gerar problemas para as seleções sul-americanas, privadas de algumas convocações de atletas que atuam na Europa.

Ao contrário do Brasil, porém, a seleção argentina conseguiu a liberação de quatro jogadores da Premier League, depois que a AFA (Associação do Futebol Argentino) negociou diretamente com os clubes. A princípio, os convocados foram liberados para duas das três partidas das Eliminatórias, mas a associação e a comissão técnica pretendem mantê-los também para o terceiro compromisso.

"Depois desta data Fifa será preciso ter uma reunião ou uma ideia para saber o que acontecerá na próxima. Isso não pode continuar assim. E pode acontecer com qualquer um: Argentina, Brasil, Colômbia... Entendo as demais seleções [desfalcadas] e têm meu máximo apoio. Assim a competição não é boa. Para a próxima rodada, é preciso tomar uma postura clara", disse Scaloni.

Brasil e Argentina se enfrentam neste domingo (5), às 16h, na Neo Química Arena, em São Paulo. Será o primeiro encontro entre as seleções após a vitória dos argentinos na final da última Copa América.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.