Juntos por um futuro compartilhado

Jogos de Inverno de Pequim começam em 100 dias, e a China dará todo o apoio aos atletas do Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Yang Wanming

Embaixador da China no Brasil

Brasília

Quando abrir a 24ª edição dos Jogos Olímpicos de Inverno daqui a 100 dias, Pequim se tornará a primeira cidade a sediar tanto os jogos de verão quanto os de inverno. Neste momento, os preparativos avançam conforme o planejado, e a China tem toda a confiança de apresentar ao mundo uma edição olímpica simples, segura e maravilhosa.

Os Jogos de Inverno de Pequim serão um evento ecologicamente amigável e sustentável. O presidente Xi Jinping enfatizou, em várias ocasiões, que a China assumiu um compromisso solene perante a comunidade internacional de entregar uma edição das Olimpíadas de Inverno "ecológica, inclusiva, aberta e limpa", um conceito que permeia todo o processo de preparação. Para alcançar esse objetivo, a infraestrutura olímpica segue os princípios de praticidade, sustentabilidade e conservação de energia.

Chama dos Jogos Olímpicos é recebida em Pequim - Tingshu Wang - 20.out.21/Reuters

Todas as instalações das competições olímpicas serão abastecidas, pela primeira vez, com a energia verde, e a tecnologia usada para fabricar gelo também é a mais ecológica do mundo. A frota que atende ao evento tem 85% dos veículos movidos a energia limpa, a maior porcentagem de todos os Jogos Olímpicos de Inverno, o que deve viabilizar a neutralidade de emissão de carbono para este evento na China. Além disso, as cidades que receberão as competições criarão sistemas inteligentes de transporte e promoverão meios de transporte de baixo carbono, criando assim um novo modelo de desenvolvimento sustentável para o jogo olímpico.

Os Jogos de Inverno de Pequim tratarão a segurança como fator fundamental. Diante do preocupante quadro pandêmico, o Comitê Organizador de Pequim 2022 está empenhado com sua responsabilidade em relação a toda família olímpica ao elaborar e detalhar os planos de contingência e medidas específicas de prevenção e controle da pandemia.

Com uma gestão de ciclo fechado, os Jogos serão realizados em segurança e dentro do cronograma, e será garantida a saúde de cada atleta e espectador. No início deste mês, eventos-teste de várias modalidades, como patinação de velocidade e Skeleton, foram realizados em Pequim, Yanqing e Zhangjiakou, e atletas brasileiros e de outros países participantes aprovaram a organização das competições, a qualidade das instalações e dos serviços, assim como o protocolo sanitário.

Para o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, os Jogos de Pequim 2022 "serão um marco no desenvolvimento global dos esportes de inverno".

As medalhas dos Jogos de Pequim-2022 - Beijing 2022/via Xinhua

Os Jogos de Inverno de Pequim têm como objetivo a abertura e a união. Tal como afirma o lema do evento "Juntos por um futuro compartilhado", a China pretende construir uma plataforma de intercâmbio aberto e aprendizado mútuo para o movimento olímpico internacional e convida atletas brasileiros e de todos os países a competir no espírito de fair play e mostrar sua excelência atlética, fomentando com isso a cooperação internacional e o intercâmbio interpessoal no esporte.

Junto com a comunidade internacional, a China luta contra a politização do esporte, promove o novo espírito olímpico Mais rápido, Mais alto, Mais forte e Mais unidos e constrói com todos uma comunidade global de futuro compartilhado.

Dois atores importantes no cenário esportivo internacional e potências olímpicas, China e Brasil desenvolvem sua cooperação no esporte com uma boa base e ampla perspectiva. Atualmente, atletas brasileiros de várias modalidades estão se preparando para os Jogos de Pequim e desejamos a eles um ótimo desempenho na China.

Daremos todo o apoio à delegação brasileira nos Jogos na China e estamos dispostos a intensificar o intercâmbio e a cooperação no campo esportivo. Juntos vamos contribuir para o progresso do movimento olímpico e a difusão do ideal olímpico.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.