Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro 2021

Palmeiras busca virada contra o Sport e volta à vice-liderança do Brasileiro

Gustavo Scarpa muda jogo, insiste em batidas de escanteio e é decisivo em triunfo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Gustavo Scarpa foi novamente decisivo para o Palmeiras mesmo sem balançar a rede na noite de segunda-feira (25). O meia entrou no intervalo, tornou o time mais agressivo e bateu os dois escanteios que acabaram definindo a vitória de virada sobre o Sport, por 2 a 1, gols de Luiz Adriano e Felipe Melo. Leandro Barcia havia colocado os visitantes em vantagem no comecinho.

Com o resultado, a equipe dirigida pelo português voltou à vice-liderança do Campeonato Brasileiro, agora com 49 pontos. A distância ainda é grande para o Atlético-MG, que soma 59 e tem um jogo a menos. Derrotado na zona oeste paulistana, o Sport está na zona de rebaixamento, com 27.

Na próxima rodada, o Palmeiras vai encarar mais um adversário que luta para evitar a queda à segunda divisão. No domingo (31), vai enfrentar o Grêmio, penúltimo colocado, em Porto Alegre.

Luiz Adriano pede silêncio aos torcedores depois de marcar de cintura; ele vive relação tensa com parte da torcida do Palmeiras e não teve o nome gritado antes do jogo - Mauro Horita/Fhor Press/Ag. O Globo

Contra mais um rival desesperado, a formação alviverde espera evitar a repetição do início de jogo que teve contra o Sport. Bastou um momento de desatenção para a equipe começar atrás no placar e tornar sua tarefa bem mais complicada.

A agremiação pernambucana aproveitou um contra-ataque logo aos quatro minutos para abrir o placar, com Leandro Barcia —pouco depois, o atacante deixou o gramado com uma lesão, aos 17 minutos. Paulinho Moccelin o substituiu.

Em desvantagem, o Palmeiras se viu na obrigação de furar a segunda melhor defesa do Nacional, agora com 24 gols sofridos. E começou a insistir. Só na primeira etapa, segundo dados do Google, foram 11 finalizações. Quando o goleiro Maílson não fazia a defesa, algum zagueiro aparecia para ajudá-lo.

Rony, Dudu e Luiz Adriano tiveram as melhores oportunidades alviverdes. Enquanto isso, os visitantes mal conseguiam cruzar a linha do meio de campo depois de surpreender nos minutos iniciais.

A ampla posse de bola dos mandantes (62% a 38%), boa parte no campo de ataque, além do número de escanteios (11 a 0) foram alguns dos reflexos da pressão palmeirense. Mas os números que interessavam ainda apontavam 1 a 0 para o Sport, algo que só mudou aos sete minutos da etapa final.

Gustavo Scarpa bateu escanteio da direita. Com a visão encoberta pela marcação, Luiz Adriano nem subiu para cabecear, mas a bola bateu em sua cintura e tomou a direção do gol. Na comemoração, ele, que vem mantendo uma relação tensa com os torcedores e não teve seu nome gritado, festejou com um gesto de silêncio até ser contido pelos companheiros.

A pressão, então, tornou-se maior. Maílson fez várias defesas importantes, mas não conseguiu evitar a virada, aos 37, após mais uma cobrança de escanteio da direita. Willian desviou no primeiro pau, e Felipe Melo apareceu na pequena área para completar.

Foi o gol de número 400 do Palmeiras no Allianz Parque, inaugurado no fim de 2014, e o primeiro de Felipe Melo desde 29 de julho de 2020. Ele disse ter recebido antes do jogo uma ligação do técnico Luiz Felipe Scolari, que o dirigiu em 2018.

"Feliz em entrar para a história com esse gol 400. Quero dedicar para a minha família e para o nosso amado e histórico Luiz Felipe Scolari, que falou comigo antes do jogo: 'Corre que vai fazer o gol'", contou o volante.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.