Descrição de chapéu Futebol Internacional

Na Inglaterra, neblina fez goleiro não perceber fim do jogo no dia de Natal

Antes do Boxing Day, a famosa rodada do dia 26, tradição no país era disputar partidas no próprio 25

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Apesar do adiamento de três partidas por conta de surtos de Covid-19 em algumas equipes, a Premier League irá manter a tradição do Boxing Day, a rodada disputada no dia 26 de dezembro.

Houve um tempo, porém, em que o futebol inglês sediava seus jogos natalinos no próprio dia 25. Foi uma prática que se iniciou ainda no fim do século 19 e perdurou até meados da década de 1950.

Esses confrontos de Natal produziram algumas histórias curiosas, como a do Everton, que entrou em campo duas vezes no mesmo dia em 1888.

No primeiro duelo, na manhã de 25 de dezembro, eles venceram o Blackburn Park Road pela Lancashire Cup por 3 a 2. Mais tarde, jogaram um amistoso contra o Ulster FC e levaram a melhor, 2 a 0.

Ambas as partidas foram disputadas em Anfield, casa do Everton na época e que depois se tornara o estádio de seu maior rival, o Liverpool.

Leicester (de camisa azul lisa) em jogo do Campeonato Inglês no dia de Natal
Leicester (de camisa azul lisa) em jogo do Campeonato Inglês no dia de Natal, tradição no país até a década de 1950 - Leicester City/Divulgação

No Natal de 1937, um confronto entrou para o folclore do futebol inglês.

Vários jogos naquele dia foram adiados ou suspensos por conta do mau tempo. Mas Chelsea e Charlton se enfrentaram em Stamford Bridge.

As equipes empatavam por 1 a 1 no segundo tempo quando uma camada espessa de neblina pairou sobre o gramado, dificultando a visão de todos.

Sam Bartram, goleiro do Charlton, perdeu de vista os companheiros, o que o levou a pensar que seu time não parava de atacar o Chelsea. Após vários minutos sem que enxergasse um jogador sequer, um policial surge da neblina.

"O que diabos você faz aqui? O jogo foi paralisado há 15 minutos", disse o guarda.

Quando Bartram chegou no vestiário, seus colegas já haviam tomado banho e não seguraram as gargalhadas ao perceberem que o goleiro tinha passado todo aquele tempo sozinho no campo.

Na véspera do Natal de 1940, quatro atletas do Brighton foram até Norwich enfrentar o clube local. O restante da equipe, que deveria encontrá-los no dia 25 para o jogo, acabou não viajando —eram tempos de guerra e o governo inglês desencorajava viagens pelo país.

Mesmo com os desfalques, as autoridades decidiram seguir com o jogo.

Foi preciso então que torcedores e alguns juvenis (inclusive do Norwich) completassem o time. De acordo com o site wearebrighton.com, cinco pessoas que assistiam à partida se voluntariaram para vestir o uniforme dos visitantes.

Os donos da casa não tiveram piedade e golearam o Brighton por 18 a 0. O goleiro dos visitantes, claro, tinha vindo da arquibancada.

Jogos da rodada da Premier League no domingo (26)

12h
West Ham x Southampton
Tottenham x Crystal Palace
Norwich x Arsenal
Manchester City x Leicester

14h30
Aston Villa x Chelsea

17h
Brighton x Brentford

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.