Descrição de chapéu Natação Rússia

Nadador russo bicampeão olímpico é suspenso por apoio à invasão da Ucrânia

Evgeny Rylov compareceu a evento em Moscou que celebrou anexação da Crimeia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP

O nadador russo Evgeny Rylov, 25, campeão olímpico em Tóquio nos 100 m e 200 m costas, foi suspenso por nove meses pela Federação Internacional de Natação (Fina), por seu apoio à invasão da Ucrânia.

A comissão disciplinar da Fina decidiu suspender Rylov "depois de sua presença em um evento que aconteceu no estádio Lujnki, em Moscou, em 18 de março de 2022. A suspensão passa a ser válida em 20 de abril de 2022", anunciou a entidade em um comunicado.

Evgeny Rylov comemora a conquista da medalha de ouro nos 100 m costas, em Tóquio
Evgeny Rylov comemora a conquista da medalha de ouro nos 100 m costas, em Tóquio - Aleksandra Szmigiel - 27.jul.2021/Reuters

Para celebrar os oito anos da anexação da Crimeia ucraniana depois da revolução pró-ocidental em Kiev, em 2014, a Rússia organizou, no último 18 de março, um encontro multitudinário no estádio Lujniki, em Moscou.

O evento reuniu 95 mil pessoas no interior da arena e 100 mil do lado de fora. Vários esportistas russos de renome, entre eles o nadador, participaram do ato.

"Infelizmente, a política nefasta que busca politizar o esporte continua", lamentou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, ao comentar a decisão da Fina.

Em seu aniversário no ano passado, Rylov publicou uma foto celebrando a data na qual aparece cumprimentando o presidente da Rússia, Vladimir Putin, com uma das medalhas de ouro conquistadas nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.